Cinema

TVT estreia série ‘Cinema Sonhado’, de Ugo Giorgetti, e filme sobre Chico Mendes

Longa “Chico Mendes Vive!”, de Maria Maia, estreia às 21h30. Antes, às 21h, tem “Pelas Ruas do Bixiga”, de Giorgetti, produção do SescTV

Reprodução
Reprodução

São Paulo – O sábado à noite é de cinema e de estreias na TVT. Às 21h, a emissora exibe no canal 44.1 (TV digital aberta, para Grande São Paulo), o primeiro de uma série de quatro episódios dirigidos por Ugo Giorgetti. A série Cinema Sonhado, produção do SescTV, reunirá memórias do cinema paulista a partir de depoimentos de cineastas e de ex-alunos da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Ainda neste sábado, o Cine TVT exibirá o longa-metragem Chico Mendes Vive!, dentro da mostra de Maria Maia. As produções estarão também disponíveis no canal da TVT no YouTube (Chico Mendes Vive!). E no portal do SescTV (Giorgetti). A TVT superou a marca dos 700 mil inscritos em sua rede de vídeos neste de agosto, em que celebra 11 anos de atividade.

Pelas Ruas do Bixiga

No episódio da série Cinema Sonhado, cineastas refletem sobre a produção brasileira realizada entre 1960 e 1990. Para lembrar, o período foi fortemente submetido à censura e os espaços de exibição privilegiavam as produções comerciais. Em Ruas do Bixiga, Giorgetti retrata o fechamento de grandes estúdios em São Paulo, como a Companhia Vera Cruz, mostrando produtores e diretores desempregados que podiam ser vistos pelas ruas do tradicional bairro paulistano. Sem perspectiva de ganhar a vida fazendo filmes, muitos encontraram na publicidade seu porto seguro. Na sequência, às 21h de sábado, os episódios de Cinema Sonhado reunirão memórias do cinema paulista.

Chico Mendes Vive!

https://www.youtube.com/watch?v=de0QlotLxSE

Narrado em grande parte pelo próprio Chico Mendes, o longa faz um profundo mergulho na história da Amazônia. Desse modo, recupera a saga dos seringueiros do Nordeste seco para a Amazônia sombreada e chovida. E também o nascimento da Aliança dos Povos da Floresta, com a criação das primeiras reservas extrativistas. O filme, dentro da mostra da poeta e mestra em Comunicação Maria Maia, traz depoimentos de Gomercindo Rodrigues, Lucélia Santos e outros ativistas ambientais. Guma, como ficou conhecido, formou-se em Direito para defender movimentos sociais e foi um dos parceiros de Chico na criação da Aliança. Além disso, o filme mostra a trama armada para o assassinato de Chico Mendes e as repercussões no Brasil e no mundo.


Leia também


Últimas notícias