Bola rolando

No dia de estreia da seleção, MST abre exposição sobre futebol e movimentos

Fotografias ficarão expostas no Armazém do Campo, em São Paulo, até 18 de dezembro, dia da final da Copa

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
João Pedro Stédile (MST, à esq.), Chico Buarque e Lula no campo Dr. Sócrates Brasileiro, em Guararema (SP), em 2019: o futebol desperta paixões

São Paulo – O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra inaugura na próxima quinta-feira (24), às 14h, a exposição Em campo: MST e futebol. No mesmo dia, às 16h, a seleção brasileira começa sua caminhada na 22ª Copa do Mundo, disputada no Catar, enfrentando a Sérvia.

As fotografias estarão expostas no Armazém do Campo, na região central de São Paulo. A exposição vai até 18 de dezembro, data da final da Copa. Segundo o MST, o local terá programação especial durante o evento. “Reavivando o sentido político, democrático e desportivo de vestir a camisa verde e amarela.”

Assim, as imagens fazem parte do Acervo de Arquivo e Memória do MST, feitas por várias profissionais sobre o cotidiano dos movimentos sociais. Entre eles, estão Agatha Azevedo, Júlia Dolce, Joka Madruga, Carlos Carvalho e Guilherme Gandolfi.

““Historicamente, o MST promoveu importantes eventos esportivos em todo o Brasil, com o objetivo de integrar as pessoas de áreas da reforma agrária popular”, afirma Ana Chã, dirigente do Setor de Cultura da entidade. “O futebol desperta paixões e, por isso, o MST decidiu trazer à memória de como o movimento sempre promoveu este vínculo”, acrescenta.


O Armazém do Campo fica na Alameda Eduardo Prado, 499 – Campos Elíseos.