Jornal Brasil Atual chega a Bragança Paulista, 15ª cidade do estado de São Paulo a receber a publicação

Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Bragança, trata-se de um jornalismo comprometido com o trabalhador (Foto: Andrea Ono) Já está circulando por Bragança Paulista, a 86 quilômetros da […]

Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Bragança, trata-se de um jornalismo comprometido com o trabalhador (Foto: Andrea Ono)

Já está circulando por Bragança Paulista, a 86 quilômetros da capital de São Paulo, o Jornal Brasil Atual. É a 15º cidade do estado a receber o periódico. A cerimônia de lançamento ocorreu na Casa do Médico, na região central da cidade, e contou com a presença de aproximadamente 50 pessoas. Entre os presentes estavam líderes de movimentos populares, dirigentes sindicais e pré-candidatos às eleições municipais de 2012.

Como parte da programação de lançamento do jornal, foi realizada uma mesa-debate com dirigentes sindicais em que se discutiu a comunicação social pela ótica do trabalhador. Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Bragança Paulista e Região, Rodrigo Franco Leite, o jornal surge como um produto diferenciado dos outros meios de comunicação da cidade por identificar as pautas dos trabalhadores e da população mais carente de Bragança Paulista. “É um jornalismo comprometido com a luta do trabalhador. Não é um jornal da elite, não está comprometido com o capital. Brasil Atual apresenta outra lógica para a sociedade bragantina”, aponta Leite. O dirigente sindical também lembrou que o veículo “não é mais um jornal ‘chapa branca’ dos poderosos que estão, hoje, no poder público da cidade”. 

A diretora do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo Adriana Magalhães esteve relembrou que o jornal já era esperado há quase dois anos pela população bragantina (e de outros municípios da região). “O Jornal Brasil Atual de Bragança Paulista vai dar visibilidade aos problemas do município e daquela região. Muitas lideranças populares se comprometeram a levar o jornal para as cidades vizinhas e a realizar a sua distribuição voluntária.” Magalhães ainda atentou para a alternativa de um jornal comprometido com os movimentos sociais no interior de São Paulo. “Na capital, com tantos jornais e meios de comunicação, às vezes a gente não dimensiona o quanto é importante um jornal como o Brasil Atual para os movimentos sociais e sindicatos terem voz e imprimir os seus problemas locais. Eu penso que o jornal Brasil Atual só tende a crescer. Em Bragança Paulista, esse é o primeiro de muitos que virão”, ratifica ela.