Contagem

Censo do IBGE mostra até agora quase 1,7 milhão de indígenas no país

Número é preliminar. Primeiros resultados saem em maio

Júnior Hekurari/Divulgação
Júnior Hekurari/Divulgação
Território Yanomami sofre impactos do garimpo ilegal: armas, assédio sexual, ameaças e até mortes de crianças

São Paulo – Dados parciais divulgados nesta segunda-feira (3) pelo IBGE apontam a presença de 1.652.876 indígenas no Brasil. De acordo com o instituto, a atualização foi feita após conclusão da coleta na Terra Indígena Yanomami, em parte dos estados de Roraima e Amazonas. Foram recenseadas 16.864 e 10.280 indígenas, respectivamente, somando 27.144.

“Esse número é preliminar, devendo passar pela etapa de tratamento estatístico posterior à coleta de dados, podendo crescer até a divulgação dos primeiros resultados definitivos na primeira semana de maio”, informa o IBGE. A entidade concluiu recentemente a contagem da população.

O total de 27.144 divulgado hoje inclui 5.600 indígenas de áreas mais remotas, com presença, além dos recenseadores, de agentes e helicópteros da Polícia Rodoviária Federal. “A operação envolveu os ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Defesa, dos Povos Indígenas e da Saúde, além do Ministério do Planejamento e Orçamento, responsável pela coordenação dos trabalhos.” Houve ainda apoio do governo de Roraima.


Leia também


Últimas notícias