São Paulo

Deputado exige explicações do Metrô por agressão a passageiro negro

Emídio de Souza (PT) pede que seguranças sejam afastados pela violência desproporcional contra um homem na frente de seu bebê. “Agressão provoca estarrecimento”

reprodução
reprodução
A abordagem ocorreu na última quarta-feira (20) e as imagens viralizaram nas redes sociais

Brasil de Fato – O deputado estadual Emídio de Souza (PT), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), protocolou um documento, nesta quinta-feira (21), exigindo que o presidente do Metrô-SP, Silvani Alves Pereira, explique o “exagero da abordagem” de um homem negro na estação Anhagabaú, na linha Vermelha, na frente de seu filho, um bebê.

A abordagem ocorreu na última quarta-feira (20) e as imagens viralizaram nas redes sociais. No documento, Souza lamentou o episódio. “Quero expressar meu estarrecimento diante das imagens que mostram dois seguranças do Metrô abordando truculentamente um passageiro na frente de seu filho; uma criança que aparenta não ter um ano de idade, em uma das estações da capital.”

Souza também solicita que a estatal informe a empresa terceirizada responsável pelo treinamento dos vigilantes e o “formato da capacitação requerido pelo Metrô aos seguranças que atuam em suas estações”.

Além disso, o deputado pede que uma sindicância interna seja aberta para apurar o episódio de violência. Por fim, Souza pede o imediato afastamento dos seguranças responsáveis pela abordagem do passageiro.