Tunde Kelani, principal nome do cinema nigeriano, ganha mostra em São Paulo

Tunde Kelani também estará presente no domingo (20) numa sessão especial do filme “MAAMI”, na Cinemateca Brasileira (Foto: Divulgação) A Nigéria é um dos maiores produtores cinematográficos do mundo. Por […]

Tunde Kelani também estará presente no domingo (20) numa sessão especial do filme “MAAMI”, na Cinemateca Brasileira (Foto: Divulgação)

A Nigéria é um dos maiores produtores cinematográficos do mundo. Por ano, são realizados cerca de 2.500 filmes, que movimentam cerca de 250 milhões de dólares, mesmo com a maioria da população recebendo menos de 1 dólar por dia. Um dos maiores cineastas de lá é Tunde Kelani, que estará em São Paulo, de sexta-feira (18) a 4 de dezembro, para apresentar a mostra “Bem-Vindo a Nollywood: Tunde Kelani”, que contará com sessões no Cine Olido, na Cinemateca Brasileira e no Pólo Educativo e Cultural de Heliópolis, com sessões das 15h às 21h, com ingressos a preços populares. O realizador também participará de um debate no sábado (19), a partir das 19h, em Heliópolis. 
 
Tunde Kelani, que estudou cinema na London Internacional Film School, também estará presente no domingo (20), a partir das 19h, numa sessão especial do filme “MAAMI”, na Cinemateca Brasileira. O filme é uma adaptação do romance homônimo de Femi Osofisan e mostra um jogador de futebol bem-sucedido que, antes da Copa de 2010, lembra a infância difícil em Abeokuta, cidade no sul da Nigéria.

Os outros oito longas-metragens que serão exibidos difundem as tradições da cultura ioruba e demonstram como ela tem sido assimilada na Nigéria nos últimos anos. Entre eles, está “Thunderbolt: Magnum”, de 2001, que mostra uma dama Igboi e um jovem Ioruba que se conhecem e se apaixonam e se casam, mas logo a desconfiança de casos extraconjugais estraga a relação entre eles. 

Outro título é “The Narrow Path”, que mostra uma garota que escolhe entre dois pretendentes, mas as expectativas familiares e as diferenças culturais transformam a noite de núpcias num grande pesadelo. Há ainda “Swaroide”, em que um rei eleito de Jogbo decide se enriquecer ao ascender ao trono e elimina toda a oposição ao enviar matadores de aluguel ou após tentar persuadi-los a se exilarem. Temática mais atual impossível.

Serviço
Mostra Bem-Vindo a Nollywood: Tunde Kelani, de 18/11 a 4/12, das 15h às 21h. Ingressos de R$ 1 a R$ 8.
Cine Olido – Avenida São João, 473. República. Fone: 3331-7703
Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207. Vila Clementino. Fone: 3512-6111
Pólo Educativo Cultural de Heliópolis – Estrada das Lágrimas, 2385. São João Clímaco. Fone: 2083-2203.
A programação completa pode ser conferida em www.bemvindoanollywood.com.br

[email protected]