Teatro do oprimido comemora dia mundial com atividades no RJ e RN

Confira os principais eventos que marcam data relacionada a movimento cultural iniciado por Augusto Boal

Augusto Boal, morto em 2008, é o criador do Teatro do Oprimido (Foto: Jonathan McIntosh/Wikicommons)

O Centro de Teatro do Oprimido celebra nesta terça-feira (16) o Dia Mundial do Teatro do Oprimido com uma série de atividades em sua sede no Rio de Janeiro (RJ) e em Natal (RN). A data é definida pelo dia em que o fundador do movimento, Augusto Boal, completaria 79 anos.

Boal criou o Teatro do Oprimido e disseminou seus princípios pela América Latina, Europa e África. Mais de 70 países dos cinco continentes têm grupos que seguem a estética do oprimido. O método teatral se baseia técnicas próprias que buscam a transformação social por meio da arte. Desde 2008, quando seu fundador morreu, o dia 16 de março é celebrado. 

O evento se divide em três momentos, que explicam a diversidade de atuação do Centro de Teatro do Oprimido. Pela manhã o foco é a educação, com atividades direcionadas a estudantes da rede pública. À tarde, o trabalho é realizado nos Centros de Atenção Psicossociais (Caps), hospitais psiquiátricos, hospitais de custódia, voltados a saúde mental. No início da noite Pontos de Cultura espalhados pelo Brasil e na África lusófona – Moçambique, Guiné-Bissau, Angola e Senegal – promovem eventos. A partir das 20h acontece a celebração Viva Boal.  

O encerramento dançante será ao som de uma terreirada cearense com Geraldo Júnior e o grupo Forró de Raiz, que vieram do Cariri, sertão do Ceará. Grupos do Brasil e das mais diversas nacionalidades estarão conectados ao evento, pela internet, enviando mensagens e imagens de suas comemorações.

Dia Mundial do Teatro do Oprimido

16 de março
10h às 22h
Centro de Teatro do Oprimido
Av. Mem de Sá 31, Lapa – Rio de Janeiro (RJ)
Informações: (21) 2232-5826 e 2215-0503
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: Grátis