Mostra festeja 20 anos de raro conjunto de cinemas fora de shopping em São Paulo

Fernanda Torres em ‘Terra Estrangeira’, de Walter Salles, destaque da mostra pelos 20 anos de cine de rua paulistano (©divulgação) Dificilmente quem mora há alguns anos em São Paulo conhece […]

Fernanda Torres em ‘Terra Estrangeira’, de Walter Salles, destaque da mostra pelos 20 anos de cine de rua paulistano (©divulgação)

Dificilmente quem mora há alguns anos em São Paulo conhece o já tradicional cinema da rua Augusta como Espaço Itaú de Cinema, uma vez que ele durou por mais tempo como Espaço Unibanco de Cinema – um dos poucos casos de sucesso de salas de exibição fora dos shoppings centers da capital paulista. Não importa. O fato é que o espaço, que rapidamente se popularizou a ponto de ganhar mais duas salas do outro lado da rua, está completando 20 anos de funcionamento – foi inaugurado em 6 de outubro de 1993 – e comemorará a data entre 6 e 13 de setembro, com 23 filmes nacionais.

O destaque fica por conta da exibição da cópia restaurada do cultuado documentário “Cabra Marcado para Morrer”, lançado pelo diretor Eduardo Coutinho, em 1984. O filme, que começou a ser realizado e foi interrompido em 1964, em função do regime militar, mostra a vida do líder camponês João Pedro Teixeira, que foi assassinado na Paraíba em 1962.

Outro título emblemático é o longa-metragem de ficção “Alma Corsária”, dirigido por Carlos Reichenbach e foi um dos primeiros a ser exibido numa das três salas de exibição inaugurais e marcou o que ficou conhecido como “cinema da retomada”. Conta a história de dois velhos amigos e poetas que se reencontram no lançamento de um livro.

A abertura da “Mostra Espaço Ano 20” será na quarta-feira, com a exibição de dois filmes ainda inéditos no circuito comercial: “Cara ou Coroa”, de Ugo Giorgetti, com entrada franca; e “Augustas”, que marca a estreia de Francisco Cesar Filho como diretor e foi destaque de uma reportagem da “Revista do Brasil”. Essa sessão será exclusiva para convidados.

Os outros filmes são “Lamarca” (1994), de Sérgio Rezende; “Carlota Joaquina” (1995), de Carla Camurati; “Terra Estrangeira” (1995), de Walter Salles; “Baile Perfumado” (1997), de Paulo Caldas e Lírio Ferreira; “Os Matadores” (1997), de Beto Brant; “Bicho de Sete Cabeças” (2000), de Laís Bodansky; “Cidade de Deus” (2001), de Fernando Meirelles e Kátia Lund; “Janela da Alma” (2001), de João Jardim e Walter Carvalho; “Madame Satã” (2001), de Karim Aïnouz; “Amarelo Manga” (2003), de Claudio Assis; “O Cheiro do Ralo” (2004), de Heitor Dhalia; “Santiago” (2006), de João Moreira Salles; e “O Palhaço” (2011), de Selton Mello.

Serviço 
Mostra Espaço Ano 20 – De 6 a 13/9, das 17h às 22h10
Ingressos de R$7 a R$22
Espaço Itaú de Cinema – Rua Augusta, 1470. Cerqueira César. São Paulo/SP
T: (11) 3288-6780 

[email protected]