Zona norte de São Paulo sedia nova Mostra Cultural Periférica

São Paulo — Apresentando a produção cultural de grupos da periferia da capital paulista através da literatura, da música e do cinema, começa hoje (17) a Mostra Cultural Periférica, com […]

São Paulo — Apresentando a produção cultural de grupos da periferia da capital paulista através da literatura, da música e do cinema, começa hoje (17) a Mostra Cultural Periférica, com três dias de atividades gratuitas, organizadas pela Agência Popular Solano Trindade, em parceria com o Centro Cultural da Juventude (CCJ) Ruth Cardoso, onde vão ocorrer as ações – no bairro da Cachoeirinha, zona norte de São Paulo.

Neste primeiro dia o espaço é dedicado ao projeto “Mulheres Periféricas Cantam”, criado pela Agência em 2010, com a ideia de utilizar o canto como inspiração para a resistência e a celebração das conquistas. Com a apresentação das cantoras Negra San, Luana, Amanda Negra Sim e Marta Moura, o show tem início às 20h em um local com capacidade para 300 pessoas. A distribuição dos ingressos se inicia às 19h.

O segundo dia de evento será na próxima quarta-feira (22) com a Mostra Curta Periférico. Esta atividade vai contar com a exibição de nove documentários de João Cláudio de Sena e Peu Pereira, integrantes do Coletivo Arte na Periferia, e com a série de programas Hip-Hop na Cozinha, apresentados por Binho Trindade, bisneto do poeta Solano Trindade, que traz entrevistas com rappers durante a produção do jantar. Entre os entrevistados estão Max BO, MC Fino e Criolo. As exibições começam às 18h30 e ao final haverá uma conversa com os diretores.

A literatura fecha o último dia de Mostra. No sábado (25) haverá um bate papo discussão entre organizadores e participantes de diversos saraus da cidade e a realização de um grande sarau coletivo. A Agência afirma que a literatura e os saraus são importantes formas de resistência e fontes de produção cultural popular. A atividade começa às 15h, com previsão de encerramento da Mostra Cultural Periférica, às 20h.

 

Serviço:
Mostra Cultural Periférica
CCJ – Avenida Deputado Emílio Carlos, 3.641 – Vila Nova Cachoeirinha, zona norte de São Paulo