Homenagens a Luiz Gonzaga na música, no teatro e no cinema

Se estivesse vivo, o “rei do baião” Luiz Gonzaga, nascido em Exu, no interior de Pernambuco, completaria 100 anos em 13 de dezembro. Para celebrar a data, o Centro Cultural […]

Se estivesse vivo, o “rei do baião” Luiz Gonzaga, nascido em Exu, no interior de Pernambuco, completaria 100 anos em 13 de dezembro. Para celebrar a data, o Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, realiza a série gratuita “Gonzagão, 100 Anos”, de 12 de outubro a 3 de novembro, no Vale do Anhangabaú. A abertura foi realizada na tarde chuvosa da São Paulo de feriado com shows de Moraes Moreira, Carlos Malta e Pife Muderno. Outros três espetáculos musicais inéditos, com direção do filho de Gonzaguinha e neto de Gonzagão, Daniel Gonzaga, completam a homenagem.

O primeiro show, “Sertão de cores e amores”, foi nesta sexta-feira (12), com Moraes Moreira (violão e voz), Carlos Malta (flauta) e o grupo Pife Muderno; e o segundo, “A volta da Asa Branca”, será realizado no sábado (20/10), com Otto (voz), Bebe Kramer (acordeon) e o grupo Casuarina. Em 27 de outubro (sábado), Chico César (voz e violão), Lucy Alves (acordeon) e Quinteto da Paraíba. Para completar, em 3 de novembro (sábado), o encerramento ficará com Daniel Gonzaga (voz e violão) e As Chicas, com “A Hora do Adeus”.

No dia 19 de outubro (sexta-feira), estreará no Sesc Ginástico, no Rio de Janeiro, o espetáculo “Gonzagão”, com texto e direção de João Falcão. Estrelado por Marcelo Mimoso, Laila Garin e Alfredo Del Penho, entre outros, o musical mostrará as etapas mais importantes da vida de Luiz Gonzaga. Já em 26 de outubro, chegará aos cinemas o longa-metragem de ficção “Gonzaga, de pai para filho”, dirigido por Breno Silveira, com roteiro de Patricia Andrade, inspirado no livro “Gonzaguinha e Gonzagão – Uma História Brasileira”, da jornalista Regina Echeverria. O filme conta as trajetórias musicais do pai Luiz Gonzaga e do filho Gonzaguinha, mostrando como elas se encontraram e se distanciaram em muitos momentos.