Homenagem a Pixinguinha marca Dia Nacional do Choro em São Paulo

Em 23 de abril de 1897, nascia, no Rio de Janeiro, Alfredo da Rocha Viana Filho, que ficou conhecido como o flautista, saxofonista, compositor e arranjador Pixinguinha. Por isso, essa […]

Em 23 de abril de 1897, nascia, no Rio de Janeiro, Alfredo da Rocha Viana Filho, que ficou conhecido como o flautista, saxofonista, compositor e arranjador Pixinguinha. Por isso, essa é a data em que se comemora o Dia Nacional do Choro, que será comemorada com um show do Movimento Elefante e do Movimento Sincopado, nessa segunda-feira (23), no Teatro da Vila, em São Paulo (SP). O show faz parte do projeto Pague Quanto Vale, em que o espectador é convidado a pagar o valor que acredita que o espetáculo merece.

O repertório trará exclusivamente composições de Pixinguinha, com arranjos criados para o projeto “Pixinguinha na pauta”, do Instituto Moreira Sales (IMS), que enviou um songbook do artista para o Movimento Elefantes. Entre as canções, estão “Corta-Jaca”, “Flor do Abacate”, “Conversa Fiada”, “Tô Fraco”, “Jacy” e “Implorando”.

O Movimento Elefantes é formado por dez bandas de sopro paulistas. Elas funcionam como orquestras ou big bands e tem os nomes Banda Urbana, Projeto Coisa Fina, Projeto Meretrio, Big Band da Santa, Reteté Big Band, Grupo Comboio, Soundscape Big Band, Orquestra HB, Banda Savana e Banda Jazzco.

Já o Movimento Sincopado conta com mais de quarenta músicos, que lutam pela abertura de novos espaços para o choro e lideram projetos educativos e de representação política da classe musical.

Serviço
Show Homenagem a Pixinguinha – 23/4 (segunda-feira), às 21h.
Ingressos no sistema Pague Quanto Vale
Teatro da Vila – Rua Jericó, 256. Vila Madalena. São Paulo/SP
T: (11) 3258-6345

[email protected]