Goleada

Com 4 x 0 sobre Camarões, Croácia mantém viva esperança de classificação

Resultado melhora saldo de gols e dá moral aos croatas para tentar avançar para a fase do mata-mata

MAST IRHAM/EFE

Mandzukic e Perisic assinalaram três vezes para coroar o eficiente jogo coletivo da Croácia

A partida é decisiva para definir as perspectivas do Brasil na próxima rodada. Camarões e Croácia perderam na primeira rodada e têm que vencer para continuar acreditando na classificação para a próxima fase. O empate entre Brasil e México coloca-os mais próximos, deixando tudo em aberto no grupo.

O jogo começa e Camarões toma a iniciativa. Mas, logo aos 10 minutos, o croata Perisic fecha em diagonal para o meio, deixando uma avenida pela direita para Srna, que recebe o lançamento e cruza, o corte sobra para Perisic, que chuta cruzado e, na entrada da pequena área, a bola encontra o atacante Olic, que abre o placar a favor dos europeus, logo na primeira tentativa dos alvirrubros.

Camarões parece sentir o gol e a Croácia aproveita o momento, botando pressão na panela. Em escanteio, a bola sobra no meio da área, o croata, com um desajeitado toque de púbis, coloca Olic na cara do gol, e o camisa 18 quase anota seu segundo tento, mas o goleiro Itandje salva no reflexo.

Os africanos voltam a frequentar o ataque, sobretudo com o camisa 17 Mbia pela direita. Mas, bem marcados, têm dificuldade de encontrar espaço para desenvolver as sequências de passes. O jogo oscila de intensidade, e esfria um pouco por volta de 25 minutos. Aos 39, depois de perder a bola no ataque, o volante Song dá um soco nas costas de Mandzukic que corria para compor o ataque. Cartão vermelho. O ambiente fica mais inóspito para os leões.

O segundo tempo se inicia com pressão croata. Logo aos 2 minutos, numa saída errada do goleiro camaronês, Perisic rouba a bola, avança com velocidade pela esquerda e chuta cruzado, sem chance para Itandje. Com um jogador a menos e dois gols atrás no placar, Camarões tem que ir ao ataque, e fica mais vulnerável ao contra-ataque croata. Numa dessas oportunidades, os europeus orientais quase ampliam com o excelente camisa 10 Modric.

Aos 15 minutos, a Croácia amplia numa cobrança de escanteio com Mandzukic, que cabeceia livre de qualquer marcação. Com isso estava selada a desclassificação de Camarões, que mesmo assim luta em campo como pode, com tentativas individuais de Aboubakar e Mbia. Mas o time não funciona no conjunto e, com o desânimo, é totalmente dominado pelo adversário.

Com a entrada de Eduardo no segundo tempo, juntamente com Sammir, dois jogadores naturais do Brasil compõem o elenco croata. E é Eduardo que aos 29 minutos chuta forte de fora da área, o goleiro camaronês rebate e Mandzukic faz mais um.

Croácia cria ainda algumas boas chances. Aos 39, Camarões teve a chance de marcar o gol de honra, com bela jogada individual de Mbia, que deixa seu companheiro Moukandjo em boa posição dentro da área, ele chuta com cuidado, mas sem sucesso. Outra oportunidade surge no finalzinho com Webo de cabeça, defendida milagrosamente pelo goleiro Pletikosa.

Essa sequência final de jogadas mostra a qualidade da partida, que mesmo com o indiscutível domínio croata viu Camarões criar boas e perigosas jogadas.

O Brasil pega os leões desclassificados e um tanto desdentados, por conta da suspensão de Song e sem a liderança em campo do craque Eto’o, que não chegou a entrar na partida de hoje. Porém, ao melhorar seu saldo de gols, a Croácia se torna uma candidata à classificação, pela qual lutará em confronto direto com os mexicanos, e uma combinação de resultados pode ser perigosa para os brasileiros.

O resultado, portanto, é promessa de tensão para a próxima segunda-feira, 23 de junho, às 17 horas, quando as duas partidas do grupo (Brasil x Camarões e Croácia x México) acontecerão simultaneamente.