Primeiras-damas na cadeia

O mais revoltante da Operação Mascoth, da Polícia Federal em Alagoas, foi ver que os ex-prefeitos e funcionários roubavam a verba da merenda escolar para comprar ração para cachorro e […]

O mais revoltante da Operação Mascoth, da Polícia Federal em Alagoas, foi ver que os ex-prefeitos e funcionários roubavam a verba da merenda escolar para comprar ração para cachorro e vinho.

A merenda dos alunos da rede pública de ensino da capital alagoana e de mais 12 cidades do interior do Estado estava sendo desviada para compras de garrafas de vinho e uísque e comida para cães, entre outros produtos. Pelo menos cinco pessoas acusadas de participação no esquema já estão presas na sede da Polícia Federal em Maceió. Outras 11 estão sendo procuradas. A farra com o dinheiro público teria custado mais de R$ 8 milhões.

Entre os envolvidos presos estão atuais e ex-secretários municipais, mulheres de prefeitos, uma vice-prefeita e a ex-prefeita da cidade de Estrela de Alagoas, Angela Garrote – que já esteve envolvida na Operação Caetés, também da Polícia Federal, deflagrada no fim do ano passado.

Há bilhetes das primeiras-damas especificando tantos litros de uísque, de vinho ou uma boneca. Havia pedido de feiras para a casa delas – disse o procurador da República, José Godoy Bezerra de Souza.

Fica um sentimento de repulsa, envolvendo dois bens preciosos: a nutrição e educação de crianças que dependem da merenda escolar em cidades muito pobres. Em um mês, merenda chegava a faltar por 10 dias