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Em autopromoção na web, marqueteiros expõem Aécio a suspeita de compra de apoios

Lindsay Lohan e Naomi Campbell declararam apoio ao tucano pelo Twitter, mas agência especializada em vender a imagem de artistas internacionais estava envolvida; sócios negam crime eleitoral

Arquivo Miraflores/EFE

Naomi, entusiasta de Chávez, estaria alinhada agora com Aécio? Há dúvidas

São Paulo – Lindsay Lohan e Naomi Campbell surpreenderam os internautas brasileiros na tarde de hoje (21) ao declarar apoio à candidatura de Aécio Neves (PSDB) a presidente por meio de suas contas oficiais no Twitter: a primeira, atriz juvenil norte-americana que tenta retomar a carreira após enfrentar problemas com abuso de substâncias, nunca demonstrou interesse por política. A segunda, modelo britânica que fez fama nos anos 1990, parecia ter outras preferências ideológicas, especialmente pela solidariedade manifestada ao presidente Hugo Chávez e à revolução bolivariana na Venezuela em 2007.

O mistério, porém, que tinha tudo para não sair do mundo das piadas de internet, ficou mais sério após Lindsay remover sua mensagem de apoio, aparentemente por conta do uso involuntário (ou mal planejado) da hashtag “#HTVBR”, que começou a ser investigada por seguidores da atriz no Twitter em menos de uma hora de sua postagem. A sigla representa a empresa Hollywood TV Brasil, sucursal brasileira de uma agência de marketing especializada em “prestige endorsement”, ou “endosso de prestígio”: prática de agenciar celebridades para conferir prestígio a marcas diversas. Em entrevista ao portal imprensa, à época do lançamento da empresa no Brasil, uma das sócias da HTVBR, Daniela Graicar, explicou o funcionamento da empresa: “Por que a CNN, por exemplo, divulgaria uma marca brasileira? Se grandes celebridades forem fotografadas com os produtos da marca, o interesse do canal aumenta”, disse.

Nesse caso, a ação valeu para Aécio Neves.

Na página da Hollywood TV no Facebook, há compartilhamento da repercussão na imprensa sobre os apoios de Lindsay Lohan e Naomi Campbell – prática comum para a exposição de “cases” das agências, como são chamados seus casos de sucesso. Naomi, apesar de não ter usado a hashtag da empresa em seu post, usou a mesma foto e texto quase idêntico ao de Lindsay, indicando tratar-se de material padronizado.

A Lei Eleitoral veda e a resolução do Tribunal Superior Eleitoral que regra as eleições presidenciais, texto de fevereiro deste ano, confirma que a prática é crime. Em entrevista à Folha de S.Paulo, um dos sócios da Hollywood TV Brasil, Alison Silva, negou que tenha havido pagamento: de acordo com ele, sócios da empresa utilizaram gratuitamente sua influência para pedir apoio a celebridades internacionais, como Lindsay e Naomi.

A Hollywood TV Brasil foi fundada em São Paulo em novembro de 2013, em festa na balada Disco Club com a presença do cantor Justin Bieber. Além de Alison, também funcionário da HTV norte-americana, e Daniela, sócia ainda da MTCom, empresa de comunicação que atende a grandes corporações, integra o corpo de executivos brasileiros da empresa Pedro Assumpção, ex-CEO (executivo-chefe) da agência de publicidade Naked Brasil.

Procurada pela RBA, a assessoria de imprensa do PSDB negou qualquer envolvimento com a agência ou com os apoios recebidos. “A empresa não presta e nunca nos prestou serviços, e não houve determinação da campanha de buscar esses apoios”, afirmou uma assessora de imprensa. “Não estamos trabalhando com esse caso sob nenhuma hipótese, não vai ter pronunciamento oficial, nem acionamos o jurídico.” A assessora frisou ainda que a ação, como feita, “não tem sentido estratégico para a campanha”.

A última pesquisa Datafolha, que apontou a presidenta Dilma Rousseff (PT) pela primeira vez à frente do tucano no segundo turno da disputa presidencial, aponta, por outro lado, que a ação teria, na verdade, bastante “sentido estratégico”: nesse levantamento, levado em conta pelas campanhas para definir suas ações de campanha, Aécio caiu cinco pontos percentuais entre jovens de 16 a 24 anos no último mês, e Dilma subiu oito pontos percentuais. A faixa de público corresponde aos admiradores de Lindsay e Naomi nas redes sociais.