Diversidade

DiCaprio celebra nas redes sociais a atuação do governo Lula por direitos indígenas

Ator diz que progresso com Lula ocorre depois que governo Bolsonaro paralisou demarcações e violou os direitos dos povos indígenas do Brasil

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter
DiCaprio em Cannes com ministra Guajajara (à direita), atriz Lily Gladstone (de laranja) e deputada Célia Xakriabá (amarelo)

São Paulo – Em postagem no Instagram na tarde deste domingo (28), o ator Leonardo DiCaprio  saudou a atuação do governo do presidente Lula em relação aos direitos dos povos originários brasileiros. “Em uma vitória para os direitos indígenas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a demarcação de seis terras indígenas: TI Arara do Rio Amônia, TI Kariri-Xocó, TI Rio dos Índios, TI Tremembé da Barra do Mundaú, TI Avá-Canoeiro e TI Uneiuxi”, postou o ator.

“Esse progresso ocorre depois que o governo anterior não apenas paralisou as demarcações. Mas violou os direitos dos povos indígenas do país”, acrescentou o ator de filmes como O Aviador, Django Livre e Prenda-me Se For Capaz. As demarcações mencionadas na postagem foram assinadas por Lula no mês passado.

DiCaprio elencou outras medidas do governo brasileiro:

  • assinou um decreto para estabelecer um comitê voltado para a proteção, recuperação, conservação e uso sustentável dos recursos naturais em territórios indígenas;
  • reiniciou o Conselho Nacional de Política Indigenista, que permite a participação igualitária dos povos indígenas na apresentação e no monitoramento da aplicação de políticas públicas voltadas para os povos indígenas;
  • garantiu mais de US$ 2,4 milhões para o desenvolvimento econômico e a recuperação das comunidades indígenas Yanomami na Amazônia. Parabéns a todos os envolvidos nessas conquistas fundamentais.

Com Guajajara em Cannes

Na semana passada, o ator norte-americano celebrou no Twitter um encontro que teve com a ministra dos Povos Indígenas brasileira no Festival de Cannes, na França. “Tive a honra de me encontrar com Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Célia Xakriabá, Deputada da Câmara dos Deputados do Brasil, e @lily_gladstone, atriz em Killers of the Flower Moon, no evento em Cannes, na França”, tuitou DiCaprio.

O encontro no festival francês “foi para apoiar os povos indígenas que lideram a conservação da floresta amazônica”, acrescentou. Ele disse ainda que sua organização, a Re:wild, que atua em defesa da conservação da biodiversidade, e parceiros, “estão com os +900.000 indígenas de 300 grupos indígenas do Brasil”.

Novo filme

Ele foi a Cannes justamente para a estreia de Killers of the Flower Moon, novo filme de Martin Scorcese, que trata de assassinatos em série de indígenas. O ator está no elenco junto com Robert De Niro, além da atriz Lily Gladstone, citada no tuíte

DiCaprio foi alvo de incessantes ataques do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que durante todo o seu mandato investiu contra o ator com mentiras absurdas e quase cômicas. Disse, por exemplo, em 2019, que o ator de Titanic estava “dando dinheiro para tacar fogo na Amazônia”.

Leia também:


Leia também


Últimas notícias