Com vídeo de eleitores, Obama lança campanha à reeleição em 2012

Vídeo da campanha de reeleição de Barack Obama trás de volta imagens da época de sua candidatura (Foto: Reprodução) São Paulo – Um vídeo de eleitores e partidários do presidente […]

Vídeo da campanha de reeleição de Barack Obama trás de volta imagens da época de sua candidatura (Foto: Reprodução)

São Paulo – Um vídeo de eleitores e partidários do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, marca o lançamento de sua campanha à reeleição em 2012, nesta segunda-feira (4). O material foi publicado na página do líder norte-americano (www.barackobama.com), a mesma usada na corrida de 2008. O pleito está previsto para 6 de novembro do ano que vem.

“Hoje, estamos preenchendo documentos para lançar nossa campanha de 2012”, afirmou Obama em seu perfil no Twitter. Depois, por e-mail, ele escreveu: “Embora eu esteja concentrado no trabalho que vocês me elegeram para exercer, e a corrida talvez não atinja a velocidade total antes de um ano ou mais, o trabalho de estabelecer as bases para nossa campanha precisa começar hoje (esta segunda)”, disse ele no email.

“A campanha está só começando”, dizia um breve anúncio no site. “Estamos abrindo escritórios, desempacotando caixas e iniciando um diálogo com apoiadores como você para nos ajudar a construir o caminho da vitória. 2012 começa agora…”

O registro da candidatura na Comissão Federal Eleitoral (FEC) era esperada para esta semana. Segundo a imprensa dos Estados Unidos, os estrategistas de Obama aguardavam o melhor momento para isso, para evitar que eventuais notícias negativas ofuscassem o início oficial do processo.

O vídeo, publicado no YouTube, mostra eleitores de Obama – de diferentes localidades dos Estados Unidos, a maioria mulheres – dizendo que ele deve concorrer a um segundo mandato. Durante os dois minutos e oito segundos, não há a imagens nem declarações de Obama confirmando a intenção.

Ao final do vídeo, aparece o que pode ser o lema da campanha: “begins with us” – em tradução livre, significa “Começa por nós”. Em 2008, o slogan “Yes, we can” (“Sim, podemos”, ainda em tradução livre) foi marcante para a vitória do democrata. 

Na página oficial de Obama, há uma mensagem na qual se lê que a campanha está por começar e que Obama quer lançar um diálogo com os eleitores no caminho para conquistar a vitória em 2012.

A campanha foi organizada pelo comitê eleitoral de Obama e financiada pela própria entidade, de acordo com dados contidos no vídeo. Em 2008, Obama foi eleito presidente com 52,9% dos votos, vencendo o senador do Partido Republicano John McCain.

Obama pode se dar ao luxo de intensificar aos poucos sua campanha em parte porque o campo dos republicanos ainda precisa ganhar corpo. Espera-se que a campanha de Obama arrecade a cifra inédita de US$ 1 bilhão.

Vários republicanos, incluindo o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney e o ex-governador de Minnesota Tim Pawlenty, estão se mobilizando para concorrer, mas nenhum anunciou formalmente sua candidatura.

A situação da economia — que agora cresce, mas está diante de ventos desfavoráveis com o aumento do preço do petróleo e a incerteza no cenário global — deverá ser crucial na campanha.

Assista ao vídeo

(Em inglês)

Com informações da Agência Brasil e OperaMundi