Bancos farão proposta de reajuste na próxima terça, Dia do Bancário

Reunião entre Comando Nacional dos Bancários e Fenaban terminou sem proposta econômica (Foto: Gerardo Lazzari/Sindicato dos Bancários) São Paulo – A Federação Nacional dos Bancos comprometeu-se a apresentar na próxima […]

Reunião entre Comando Nacional dos Bancários e Fenaban terminou sem proposta econômica (Foto: Gerardo Lazzari/Sindicato dos Bancários)

São Paulo – A Federação Nacional dos Bancos comprometeu-se a apresentar na próxima terça-feira (28) a proposta de reajuste salarial e demais cláusulas econômicas da convenção coletiva nacional de trabalho. De acordo com o sindicato da categoria, na rodada de negociação desta quarta-feira (22) com o Comando Nacional dos Bancários os representantes patronais queixaram-se da queda da rentabilidade nos últimos meses e da expectativa de encerrar o ano com lucros menores.

Os bancários, com data-base em 1º de setembro, reivindicam reposição de inflação mais aumento real de 5%, valorização maior na participação nos lucros ou resultados (PLR), nos pisos salariais e nas verbas como vales alimentação e refeição. “Se os bancos quiserem valorizar a mesa de negociação, devem trazer respostas positivas às demandas da categoria”, afirmou a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Juvandia Moreira. “Os bancos continuam com rentabilidade em alta, ganhando mais do que nunca com operações de crédito e tarifas e podem pagar o que os trabalhadores merecem.”

A data da próxima rodada de negociação coincide com a comemoração do Dia do Bancário, 28 de agosto. A homenagem remete ao início de uma greve da categoria em São Paulo, em 1951, que duraria 69 dias

Com informações do Sindicato dos Bancários. Leia a matéria completa