Negociação

Assembleias nas bases da FUP aprovam renovação do acordo coletivo com a Petrobras

Proposta prevê reajuste com ganho real e abono, entre outros itens. Segundo a federação, seis dos 12 sindicatos já assinaram o acordo negociado com a Companhia e subsidiárias

Sindipetro NF/Luciana Fonseca
Sindipetro NF/Luciana Fonseca
Assembleia na base do sindicato do Norte Fluminense: base segue indicativo de aprovação do acordo

São Paulo – Levantamento da Federação Única dos Petroleiros (FUP) mostra que as assembleias nas bases dos sindicatos filiados estão aprovando a proposta de renovação do acordo coletivo com a Petrobras. Segundo a entidade, seis dos 12 sindicatos já assinaram o acordo negociado com a Companhia e subsidiárias. O reajuste é de 5,66%, incluindo 1% de aumento real, além de abono, entre outros itens.

Na última sexta-feira (1º), foi a vez de os trabalhadores na base dos sindipetros do Rio Grande do Sul e de Pernambuco/Paraíba concluírem as assembleias. “Com ampla aprovação da categoria”, assinala a FUP. Esses sindicatos já assinaram o acordo com a Petrobras e a Transpetro.

Antes disso, a proposta havia sido aprovada nas bases dos sindicatos do Espírito Santo, Ceará/Piauí, Rio Grande do Norte e Unificado de São Paulo (que inclui, por exemplo, as refinarias do Planalto, em Paulínia, e de Capuava, em Mauá, além de terminais). Além disso, em Minas Gerais, os funcionários da Transpetro também aceitaram o acordo. Outras bases fazem assembleias até quarta-feira (6).

Já no Norte Fluminense, 27 plataformas já se posicionaram a favor do indicativo de aprovação da contraproposta negociada com a Petrobras, informa a FUP. Faltam algumas assembleias, inclusive em terra. “Até o momento, o resultado parcial aponta 74,25% de aprovação.” Por fim, no Amazonas, o acordo foi aprovado na sede administrativa, localizada em Manaus (Ediman). Também nessa base, as assembleias serão concluídas até a próxima quarta.

Nas bases do Sindipetro de Paraná/Santa Catarina, as assembleias terminam nesta segunda-feira (4). Na Bahia e Duque de Caxias (RJ), também na quarta.