crise

Dilma e Temer prometem ter relação ‘profícua’ e a ‘mais fértil possível’

Presidenta e vice-presidente reuniram-se hoje no Palácio do Planalto após relação dos dois ser exposta em carta enviada pelo peemedebista que vazou para a imprensa

fabio rodrigues pozzebom/abr

Vice-presidente Michel Temer esteve reunido com a presidenta Dilma por 50 minutos

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff emitiu nota hoje (9), após reunião de 50 minutos com o vice-presidente Michel Temer falando sobre a relação com o peemedebista, que ontem enviou carta a ela na qual destacava seu descontentamento com a relação de ambos. “Na nossa conversa, eu e o vice-presidente Michel Temer decidimos que teremos uma relação extremamente profícua, tanto pessoal quanto institucionalmente, sempre considerando os maiores interesses do país”, disse Dilma.

Temer confirmou, na saída do encontro, que terá a partir de agora uma relação com a presidenta de modo “institucional” e que seja “a mais fértil possível”.

Os dois se reuniram no Palácio do Planalto. Depois da conversa, o vice-presidente afirmou que faria uma declaração de apenas uma frase, e não respondeu a perguntas dos jornalistas.

“Combinamos, eu e a presidenta Dilma, que nós teremos uma relação pessoal, institucional que seja a mais fértil possível”, disse.

Desde a semana passada, os dois não se encontravam pessoalmente. Na segunda-feira (7), Temer enviou carta à presidenta em que aponta “fatos reveladores” da desconfiança que o governo tem em relação a ele e ao PMDB.

No documento, entregue no fim da tarde no Palácio do Planalto,  o vice “rememorou fatos ocorridos nesses últimos cinco anos, mas somente sob a ótica do debate da confiança que deve permear a relação entre agentes públicos responsáveis pelo país”.

De acordo com a assessoria de imprensa da Vice-Presidência, a decisão de Temer de escrever a carta foi tomada após a presidenta informar, durante entrevista coletiva à imprensa, na manhã de segunda-feira, que procuraria o vice para conversar.

O encontro desta noite com Michel Temer ficou definido após o chefe da Casa Civil, Jaques Vagner, a pedido de Dilma, ter ligado para o vice-presidente marcando a reunião, que ocorreu após a presidenta voltar de Roraima, onde cumpriu uma agenda de entrega de moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida.