Eleições 2022

País já se movimenta para seguir primeiro debate direto entre Lula e Bolsonaro

Band, TV Cultura, Folha e UOL organizam encontro às 21h deste domingo entre os candidatos à presidência, com transmissão da TVT. Maior presença no Twitter é da #LulanaBand.

Divulgação
Divulgação

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), líder nas pesquisas de intenção de voto para a Presidência, e o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), vice-líder nas sondagens, têm presenças confirmadas no primeiro debate entre presidenciáveis destas eleições, que será realizado a partir das 21h deste domingo em consórcio entre Band TV, TV Cultura, UOL e Folha de S.Paulo.

A ida de Bolsonaro ao debate era incerta até este sábado (27). Porém Lula confirmou presença antes e acabou jogando pressão no atual mandatário, que informou sua participação em seguida. Além dos dois líderes nas pesquisas eleitorais, também estarão presentes Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), , Luiz Felipe d’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil).

A expectativa pelo encontro entre os principais candidatos fez a #LulanaBand figurar entre os principais assuntos do Twitter desde o início da tarde, um horário tradicionalmente tomado por assuntos ligados às disputas pelo Campeonato Brasileiro de Futebol.

Regras do debate eleitoral

O debate, diferente de outras eleições, não contará com plateia. Cada candidato somente poderá levar consigo para o encontro uma pequena equipe. O programa será dividido em três 3 blocos, com mediação dos jornalistas Eduardo Oinegue e Adriana Araújo nos dois primeiros. No último bloco, a mediação fica por conta dos também jornalistas Leão Serva e Fabíola Cidral.

Na primeira parte do debate, cada candidato responderá a perguntas feitas por jornalistas dos veículos que compõem o pool. Na sequência, serão feitas três perguntas diferentes e dois candidatos responderão às mesmas questões.

Ainda no primeiro bloco haverá confronto direto entre os postulantes, que escolherão tema e para quem perguntar. A ordem já foi definida por sorteio. O primeiro a fazer pergunta a outro candidato será Bolsonaro.

Já no segundo bloco, jornalistas farão perguntas e escolherão ainda outros candidatos para comentarem as respostas, com direito a réplica do candidato que deu a primeira resposta.

No terceiro e último bloco haverá novo confronto direto entre os postulantes, uma rodada de perguntas programáticas e considerações finais.