Eleições 2022

Lula vence todos os adversários no segundo turno, afirma PoderData

No primeiro turno, ex-presidente possui 40% das intenções de voto e mantém a liderança demonstrada pelas pesquisas desde dezembro

RICARDO STUCKERT
RICARDO STUCKERT
O levantamento do PoderData aponta que o petista vence qualquer candidato diretamente por pelo menos 15 pontos percentuais

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue como favorito para a eleição presencial deste ano e vence todos os adversários nas simulações de segundo turno, segundo pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira (15). O levantamento mostra que o petista vence qualquer candidato diretamente por pelo menos 15 pontos percentuais.

Em relação ao primeiro turno, a distância entre Lula e o atual presidente na corrida eleitoral de 2022 recuou em um mês, segundo a pesquisa. Lula caiu dois pontos e Bolsonaro cresceu três pontos. A distância entre ambos é de nove pontos. Hoje, Lula lidera com 40% das intenções de voto. Já Bolsonaro tem 31%. Anteriormente, o petista possuía 42%, ante 28% de Bolsonaro.

O levantamento mostra que o terceiro colocado é Moro, que marca 9%. Em seguida está Ciro Gomes, com 4% das intenções de voto. Aparecem a seguir João Doria, com 3%; André Janones (Avante), com 2%; e Alessandro Vieira (Cidadania) e Rodrigo Pacheco (PSD), ambos com 1%. Simone Tebet (MDB) e Luiz Felipe D’Ávila (Novo) não pontuaram.

Os resultados da pesquisa apresentada nesta quarta-feira não mudam tendência dos eleitores em relação às últimas três pesquisas apresentadas pelo PoderData desde dezembro, quando Lula aparecia com 40%, como hoje, e Bolsonaro tinha 30%.

Simulações de segundo turno

De acordo com a pesquisa, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) são, atualmente, os candidatos com menor distância no duelo contra Lula, com 15 pontos de diferença entre eles. Já Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB) ficam 23 e 28 pontos atrás do ex-presidente, respectivamente.

A pesquisa feita de maneira quinzenal foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360. Os dados foram coletados de segunda-feira até ontem (13 a 15), por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3 mil entrevistas em 243 municípios nas 27 unidades da federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais. O intervalo de confiança, de 95%.