ELEIÇÕES

PoderData: Lula segue na liderança com ampla vantagem sobre Bolsonaro

Em confronto no segundo turno, petista venceria com 54% dos votos, contra 37% do atual presidente. Nordeste, mulheres e jovens impulsionam Lula

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
O ex-presidente é o preferido entre mulheres, jovens 16 a 24 anos e também na região Nordeste

São Paulo – Nova pesquisa PoderData, divulgada nesta quarta-feira (2), mostra que ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando a disputa eleitoral, com ampla contra o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). No primeiro turno, o petista soma 41% das intenções de voto, enquanto o líder da extrema direita tem 30%.

Ao comparar com o mês de janeiro, quando foi publicada a última pesquisa do instituto, os dois pré-candidatos tiveram variações dentro da margem de erro, de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e a vantagem de Lula sobre Bolsonaro desceu de 14 para 11 pontos.

Enquanto os dois principais candidatos seguem favoritos para ir ao segundo turno, a chamada “terceira via” segue estagnada. O ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) e o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) estão empatados com 7% cada – Ciro cresceu 4 pontos, única alteração acima da margem de erro, enquanto Moro caiu um em relação a duas semanas anteriores. Na sequência, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tem 2%. Chama atenção, porém, o deputado André Janones (Avante-MG), aparecer também com 2%. Alessandro Vieira (Cidadania), Simone Tebet (MDB) e Rodrigo Pacheco (PSD) têm 1% cada.

Em uma possível disputa de segundo turno entre Bolsonaro e Lula, o petista sai na frente e tem 54% das intenções de voto, ante 37% do atual presidente. A diferença percentual é de 17 pontos, ante 22 no levantamento anterior.

Perfil do eleitor

A pesquisa PoderData aponta uma diferença na preferência entre Lula e Bolsonaro, ao analisar parte do perfil do eleitor. Se a eleição fosse apenas entre homens, haveria empate técnico: 39% para o petista e 38% para o atual chefe da República. Já entre mulheres a situação é outra, com uma vantagem expressiva do ex-presidente: 44% a 22%.

O ex-presidente Lula tem o apoio dos eleitores que têm de 16 a 24 anos (47%). Esse apoio é ainda maior na região Nordeste (51%). E segue importante entre os que cursaram ensino fundamental (46%) e superior (46%). E também entre os que ganham até dois salários mínimos (49%). Já Bolsonaro só sai na frente entre os brasileiros com mais de 60 anos (36%), na região Norte (40%) e e entre os que ganham de dois a cinco salários mínimos (38%).

A pesquisa foi feita por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 3 mil entrevistas em 245 cidades nas 27 unidades da federação, na segunda-feira (31) e ontem (1º). O registro no TSE é BR-09445/2022 e o intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.


Leia também


Últimas notícias