Eleição

Lula começa segundo turno sete pontos à frente de Bolsonaro, diz Quaest

Nos votos válidos, ex-presidente amplia vantagem para 8 pontos, de acordo com a primeira pesquisa do instituto após primeiro turno

Clauber Cleber Caetano/PR - Ricardo Stuckert
Clauber Cleber Caetano/PR - Ricardo Stuckert
Jair Bolsonaro e Lula disputarão a segunda rodada de votações no dia 30

São Paulo – A primeira pesquisa Genial/Quaest sobre intenções de voto para o segundo mostra que o candidado da coligação Brasil da Esperança, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), começa a nova fase da corrida presidencial sete pontos à frente de Jair Bolsonaro (PL). No levantamento divulgado na tarde desta quinta-feira (6), o ex-presidente aparece com 48% das intenções de voto, ante 41% do ex-capitão.

Brancos e nulos chegam a 4%, enquanto 7% se dizem indecisos. Descontados estes percentuais, nos votos válidos Lula aumenta a vantagem, indo a 54%, enquanto Bolsonaro chega a 46%. Este é o critério utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para estabelecer o resultado final da eleição, no próximo dia 30.

Conforme a pesquisa Quaest, a rejeição ao nome de Lula recuou de 44% para 41%, na comparação com o último levantamento do instituto, do dia 1º. Por sua vez, a rejeição de Bolsonaro também caiu, passado de 55% para 50%. A avaliação positiva do governo subiu de 31% para 35%, enquanto a negativa foi de 41% para 38%.

Ainda segundo a pesquisa de hoje, Lula segue liderando com folga no Nordeste, onde marcou 62% das intenções de voto, mas recuou nove pontos percentuais, enquanto Bolsonaro avançou oito pontos e tem agora 30%.

Regiões

Já no Sudeste foi registrado empate técnico, com vitória apenas numérica para o atual presidente, por 44% a 43% dos votos totais. A porcentagem de eleitores decididos é numericamente maior entre os que dizem escolher Bolsonaro (94%) do que Lula (92%). Mas, considerando a margem de erro, os dois índices são tecnicamente iguais.

A Quaest entrevistou presencialmente 2 mil pessoas entre segunda-feira e ontem (3 a 5). A margem de erro é de dois pontos percentuais, considerando intervalo de confiança de 95%. O registro do estudo na Justiça Eleitoral é BR-07940/2020.