Datafolha: Dilma abre 17 pontos sobre Serra e venceria no 1º turno

Dilma em comício em Mauá, na Grande SP (Foto: Roberto Stuckert Filho) São Paulo – Dilma Rousseff (PT), candidata governista à Presidência da República, dobrou sua vantagem sobre José Serra […]

Dilma em comício em Mauá, na Grande SP (Foto: Roberto Stuckert Filho)

São Paulo – Dilma Rousseff (PT), candidata governista à Presidência da República, dobrou sua vantagem sobre José Serra (PSDB), e seria eleita no primeiro turno se as eleições fossem hoje. Segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (21), Dilma teria 47% das intenções de voto, seguida de Serra com 30% e Marina Silva (PV) com 9%.

Na pesquisa anterior, a petista tinha 41% e o tucano 33%. A diferença dobrou desde a última semana. O levantamento é o primeiro realizado depois do início do do horário eleitoral gratuito. Entre os entrevistados, 34% assistiram pelo menos uma vez ao horário eleitoral. Dilma alcança 53% de apoio, ante 29% de Serra, entre esses espectadores.

Os outros candidatos não pontuaram. Os que votam em branco, nulo ou nenhum são 4%, e os indecisos, 8%. De acordo com a pesquisa, a candidata petista obteria 54% dos votos válidos, superando os 50% mais um necessários para a definição do pleito em primeiro turno.

Na pesquisa espontânea, Dilma já atinge 31%, contra 17% de Serra e 5% de Marina. Em relação à rejeição, Serra tem 27%, enquanto Dilma, 20%. Recusam-se a optar por Marina 16% dos entrevistados.

Ainda que a pesquisa indique definição já em 3 de outubro, o Datafolha perguntou a intenção de voto em um eventual segundo turno entre Dilma e Serra. A petista teria 53% contra 39% do tucano. Há uma semana, ela tinha 49% e ele, 41%.

A pesquisa Datafolha, encomendada pela Folha de S.Paulo, ouviu 2.750 pessoas de 20 a 22 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número de protocolo 24460/2010, no dia 16 de agosto.

 

Leia também

Últimas notícias