Sem violência

Movimentos pedem justiça para Marcelo Arruda com atos no domingo

Familiares pedem justiça para Marcelo Arruda em ato às 10h de domingo em Foz do Iguaçu. Em São Paulo, encontro de movimentos é no Masp

Divulgação
Divulgação

São Paulo – Os familiares do tesoureiro do PT em Foz do Iguaçu (PR), Marcelo Arruda, morto brutalmente no último fim de semana durante a comemoração de seus 50 anos pelo policial penal federal Jorge José da Rocha Guaranho, organizam um ato no próximo domingo (17), a partir das 10h, para pedir justiça. Em Foz, o ato está programado para a Praça da Paz e terá transmissão ao vivo em redes de movimentos sociais.

São Paulo e Osasco, na região metropolitana, confirmaram atos para o domingo no mesmo horário. Em Osasco, será na Capelinha do Helena Maria. Na capital, o protesto começa em frente ao Masp, na Avenida Paulista, que aos domingos é aberta aos pedestres e fechada aos carros. O ato se encerrará em frente ao prédio do Ministério Público Federal (Rua Frei Caneca, 1360, a 500 metros do Masp) por volta das 13h. Os manifestantes exigirão a federalização da investigação do caso.

Irmã de Marcelo Arruda critica assédio de ‘cunho político’ de Bolsonaro

Ainda são esperados atos em Curitiba, às 10h, na Praça Tiradentes, em frente à Catedral Basílica da cidade. Londrina (PR) e Maceió também contarão com mobilizações, mas no sábado. Na cidade paranaense, a manifestação está marcada para as 10h30, na Concha Acústica Central, próxima à Catedral Metropolitana, no centro. Já na capital alagoana, os manifestantes estarão reunidos a partir das 8h, na Praça dos Martírios, também no centro.

Os atos são organizados pelos sete partidos que formam o movimento Vamos Juntos Pelo Brasil. São eles PT, PSB, Psol, PCdoB, Rede, PV e Solidariedade, todos apoiadores da candidatura de Lula para presidente. E ganharam adesão de entidades e movimentos sociais, como Frente Brasil Popular, UNEAfro, Associação Brasileira JD e outros.

Advogado querem órgãos internacionais atuando no caso Marcelo Arruda

Mais cidades

A expectativa dos organizadores é que outras cidades anunciem atos em defesa de justiça para Marcelo Arruda no próximo domingo. O Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), integrante da Frente Brasil Popular, divulgou comunicados em suas redes sociais para convocar “todos os democratas” a participarem dos atos. “Foi o ápice de uma série de crimes praticados por seguidores de Jair Bolsonaro, seus familiares e aliados, uma ameaça neofascista a se combater”, afirma o MST.

“Marcelo teve sua vida interrompida por expressar seu posicionamento político. As instituições devem justiça. É por isso que os partidos do movimento Vamos Juntos pelo Brasil, assim como movimentos sindicais e populares orientam militantes e ativistas a organizarem atos pelas paz e justiça por Marcelo Arruda”, completa.

Confira abaixo carta de convocação para os atos

PELA PAZ!

Organize um ato pela paz e justiça por Marcelo Arruda na sua cidade

O brutal assassinato do dirigente petista e sindicalista de Foz do Iguaçu (PR), Marcelo Arruda no último sábado, foi o ápice de uma série de crimes praticados por indivíduos seguidores e entusiastas do discurso de ódio expresso por Jair Bolsonaro, seus familiares e aliados.

A democracia depende de eleições justas, e a justiça só é plena quando os direitos políticos são garantidos a todas as pessoas de forma integral e igualitária. Marcelo, não teve esse direito garantido e teve sua vida interrompida de forma trágica e criminosa. As instituições devem justiça a ele e a seus familiares.

É por isso que os partidos do movimento Vamos Juntos pelo Brasil, assim como movimentos sindicais e populares orientam militantes e ativistas a organizarem atos pelas paz e justiça por Marcelo Arruda.

Um ato, organizado por amigos e familiares, ocorrerá no domingo, 17 de julho, às 10h na Praça da Paz, em Foz do Iguaçu. Outros, no mesmo dia e horário, já estão marcados para São Paulo e Curitiba. Realize também na sua cidade!

Fique atento às nossas orientações:

1. Essa não é uma ação partidária ou eleitoral. Ela deve acolher e reunir todas as pessoas e organizações que se posicionam a favor da paz e da justiça por Marcelo, independente de opção partidária ou eleitoral.

2. Os atos podem ter caráter inter-religioso, com a participação plural de líderes religiosos interessados em se manifestar por justiça e paz.

3. Também sugerimos àqueles que professam alguma fé, que solicitem em seus rituais religiosos dominicais, que se faça um registro pela memória de Marcelo Arruda, bem como de outras pessoas vítimas da violência política.

4. Indicamos que os atos aconteçam, prioritariamente, no domingo, 17 de julho. O ato de Foz do Iguaçu, às 10h, será transmitido ao vivo pela internet e você pode organizar a exibição pública na sua cidade.

Marcelo Arruda, Presente!

Sociedade se prepara para disputa política e Bolsonaro, para guerra. Mas imprensa relativiza