Vandalismo

Bolsonaristas tentam invadir Ministério da Saúde para perseguir jornalistas

Aos gritos de “Globo Lixo”, manifestantes de verde e amarelo teriam tentado atacar equipes de reportagem

Reprodução
Reprodução
Extremistas foram contidos pelos seguranças do ministério

São Paulo – Um grupo de bolsonaristas que estava na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, tentou invadir o Ministério da Saúde na manhã desta quarta-feira (8). Vestidas de verde e amarelo, dezenas de pessoas foram impedidas de entrar no edifício pela segurança do órgão. O intuito seria acuar jornalistas que estavam trabalhando no local.

Relatos preliminares apontam que cinegrafistas da Record e do SBT teriam virado alvo dos manifestantes. Tais emissoras, no entanto, têm adotado posição editorial favorável ao atual governo. Contudo, os bolsonaristas teriam perseguido os trabalhadores da imprensa aos gritos de “Globo lixo”.

O deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) clamou por reforço policial para conter os extremistas. Confira o vídeo sobre a tentativa de invasão ao ministério:

STF na mira

Os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro estão na capital federal desde a noite de segunda-feira (6). Eles participaram dos atos antidemocráticos convocados pelo presidente, no Dia da Independência, para tentar acuar o Supremo Tribunal Federal (STF).

Nesse sentido, o principal alvo, tanto do presidente, como dos manifestantes, foi o ministro Alexandre de Moraes. Ele comanda dois inquéritos que tem bolsonaristas como alvo. O primeiro investiga esquema de fake news. O segundo, apura a existência de organização criminosa com fins de atacar a democracia.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, as forças de segurança do Distrito Federal identificaram ao menos sete tentativas reais de invasão ao prédio do STF. Além disso, os grupos estariam planejando novas manifestações contra a Suprema Corte ainda nesta quarta.