Mobilização

Apeoesp conduz caravanas por todo o estado em defesa do ensino público

Caravanas no estado de São Paulo marcam campanha salarial e a relevância do envolvimento da comunidade em defesa da educação

Divulgação/Apeoesp Mogi
Divulgação/Apeoesp Mogi
"Convocamos todos os professores, alunos e comunidade escolar para que junto conosco encaminhem a tarefa das Caravanas de Educação que visitarão as regiões de nosso sindicato com um um Ônibus adesivado"

São Paulo – O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo (Apeoesp) organiza neste mês as Caravanas pela Educação e Serviços Públicos de Qualidade. A ideia é reunir professores, alunos, pais, sindicatos e toda sociedade em defesa da qualidade das políticas públicas. A luta também marca a resistência contra o governo do bolsonarista Tarcísio e seu secretário de Educação, Renato Feder, em conjunto com pais e alunos.

Então, o objetivo de mobilizar professores em todo o estado é mostrar as demandas em defesa de uma educação pública de qualidade. “Sabendo que a luta por uma escola pública de qualidade será construída apenas se houver uma ponte entre o ensino propedêutico e as necessidades concretas que nossa escola deve responder”, resume a coordenação da subsede de Santo Amaro da Apeoesp.

Caravanas e a população

“Por isso, convocamos todos os professores, alunos e comunidade escolar para que junto conosco encaminhem a tarefa das Caravanas de Educação que visitarão as regiões de nosso sindicato com um um Ônibus adesivado e com faixas em defesa da escola pública. Com esse ônibus também teremos panfletos e adesivos para distribuirmos em grandes panfletagens. Além de aulas públicas, tribunas livres que levaremos aos bairros através da visita às nossas escolas e lugares públicos por onde passarmos”, completa.

Por fim, a subsede afirma que “faremos esse contato direto e profundo com nossa população. Ela precisa saber das dificuldades que passamos e de nossos planos de reação. Logo, professor (a), aluno (a), toda comunidade, chegou a hora de defender a educação e a escola. Todos em conjunto nas Caravanas de Educação”.

As caravanas

Não é segredo que o bolsonarismo carrega uma ideologia ultraliberal. Defendem, sem pudor, o desmonte de serviços públicos e privilégio do setor privado, para aqueles que podem pagar. Contudo, a ideia da Apeoesp é defender o ensino inclusivo, para todos. “O governo do estado atua com desrespeito, precarização e desmonte da Educação e dos serviços públicos, de restrição da liberdade de ensinar e aprender nas salas de aula e uma proposta educacional que empobrece o currículo. Então, negando o direito a uma Educação de qualidade no Estado de São Paulo”, afirma em nota a subsede de Ourinhos.

A nota dos professores de Ourinhos também lembra que a mobilização faz parte da campanha salarial dos professores, que começa agora. “A caravana iniciada no último dia 2 percorrerá todas as regiões do estado de São Paulo até o dia 22 de abril, chamando atenção de toda sociedade pela valorização, salário, emprego, condições de trabalho, respeito e dignidade. Então, a atividade faz parte da Campanha Salarial e Educacional da Apeoesp 2024.”

Confira a agenda da caravana para amanhã (10)

  1. EE Evandro/ DE das 9:00 às 9:30 horas;
  2. EE Arco Iris às 9:50 horas;
  3. EE João Carlos às 10:15 horas;
  4. EE Amadeu às 10:40 horas;
  5. EE Simon às 11:10 horas;
  6. EE Socialista às 11:40 horas;
  7. EE Antonieta/Riolando às 11:50 horas;
  8. EE João Ramalho às 12:35 horas;
  9. EE Diadema/Sylvia às 13:00 horas;
  10. .EE João de Melo às 13:30 horas;
  11. .EE Ana Consuelo/Gregário Westupp às 13:50 horas;
  12. .EE Maria Carolina às 14:25 horas;
  13. .EE EE Lydes às 14:45 horas;


Leia também


Últimas notícias