Boas notícias

Preta Gil relata sucesso de tratamento contra câncer após cirurgia

A cantora Preta Gil retirou, com sucesso, um tumor intestinal após tratamento quimioterápico. Em remissão, perspectivas são positivas

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram
"A cirurgia foi muito bem sucedida, complexa, grande, mas somente ontem nos tivemos o resultado final dela"

São Paulo – A cantora Preta Gil está livre de células cancerígenas. Esse foi o recado dela nesta terça-feira (22), após ter alta da UTI do Hospital Sírio-Libanês, no centro de São Paulo. Após sessões de químio e radioterapia, Preta passou por uma cirurgia na última quarta-feira para a retirada total de um tumor na região intestinal. Agora, ela acompanha junto da família e dos médicos a fase de remissão, em que a cura será avaliada com precisão.

O câncer de Preta era delicado, em uma região complexa e altamente vascularizada. Ela recebeu o diagnóstico em 10 de janeiro. Ela conta que sempre contou com a fé e apoio dos fãs e da família durante o processo. “Eu fui muito resignada. Entendi desde o primeiro momento que a vida estava me dando um sinal de alguma coisa. Nunca achei que isso era algo que ia me derrubar”, disse em uma entrevista à TV Globo em março, durante o tratamento.

Processo de cura

Já hoje, Preta divulgou vídeo com as boas notícias. “A cirurgia foi muito bem sucedida, complexa, grande, mas somente ontem nos tivemos o resultado final dela. (…) E chegou o resultado de que sim, meu corpo está livre de células cancerígenas. A cirurgia foi um sucesso, a gente teve remoção total do tumor com margem e isso quer dizer que, no momento, meu corpo está livre dessas células, mas a cura é um processo”, explicou.

“A cura ainda envolve reabilitação que eu tenho que fazer para o funcionamento do meu esfíncter, por exemplo. Eu ainda vou ficar com essa bolsinha durante três meses, depois eu reverto, ela é provisória e vou continuar me cuidado, cuidado de hábitos saudáveis para que essa doença não volte. Estou muito feliz e muito grata aos meus médicos, a deus, à minha família. Aos meus fãs, aos meus amigos, às pessoas que não me conhecem e mandaram orações de todos os cantos desse mundo. Foi algo muito forte. Tenho certeza que com a quimioterapia, a radioterapia, a cirurgia, o amor também me curou”, completou.

Fé e valor

Além da retirada do tumor no intestino, os médicos optaram por uma cirurgia de remoção uterina, chamada histerectomia. Apesar de muito comum para muitas mulheres, esta cirurgia é extensa. Os dois procedimentos duraram, ao todo, 14 horas. Pouco antes de entrar na sala de operação, Preta relatou a companhia de seu filho. “Estou indo agora fazer a cirurgia pra retirar o tumor. Estou aqui cercada de amor, com meu filho Francisco Gil, ao meu lado e tantos amigos e familiares, estou grata e calma, muito confiante nos médicos, já Deus certo, receberei a energia e vibrações positivas de vocês, orem por mim.”

Por fim, os fãs comemoram em companhia dos familiares e esperam a confirmação da sentença que Preta já previa, ainda durante o processo de químio. “Nunca dei tanto valor à vida, à fé que me move. Quero a cada dia honrar ainda mais essa oportunidade de estar viva e de estar me curando. Uma doença que é grave, mas que não vai me derrubar, não vai me levar. Eu não vou morrer disso, tenho certeza que vou viver muito e a gente ainda vai celebrar muito.”