censura

STJ julga terça-feira recurso do blog ‘Falha de S.Paulo’

Autores do blog são processados desde 2010 pela 'Folha de S.Paulo' por uso indevido de marca. O recurso está no STJ desde janeiro de 2015. A depender da decisão, o blog poderá voltar ao ar

divulgação

Os irmãos Mário e Lino Bocchini: disputa contra ‘Folha de São Paulo’ em processo que censurou o blog há seis anos

São Paulo – O Superior Tribunal de Justiça (STJ) julga terça-feira (13) recurso do blog Falha de S.Paulo contra decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) que retirou o domínio do ar. A informação foi divulgada ontem (8) pelo site Consultor Jurídico. Os autores do blog são processados desde 2010 pela Folha de S.Paulo por uso indevido de marca. O pedido de recurso está no STJ desde janeiro de 2015. A depender da decisão do STJ, o blog poderá voltar ao ar.

O blog de sátira ao jornal paulista foi retirado do ar apenas 17 dias após sua entrada em funcionamento. O argumento utilizado foi de que o leitor da Folha poderia confundir o blog com o jornal, além de considerar o uso indevido da marca. Inicialmente, o caso foi julgado em 1ª e 2ª instâncias em São Paulo, e agora, é alvo de agravo interposto pelos donos do site ao STJ.

O site Falha de S.Paulo foi criado pelo jornalista Lino Bocchini, junto com o programador e designer Mário Bocchini, seu irmão. “É a primeira vez que uma grande empresa de comunicação, com seu poder econômico, consegue censurar um outro veículo que a critica. Sendo assim, o que for decidido em Brasília balizará casos futuros”, afirmou o jornalista à RBA, na época em que o recurso foi levado ao STJ.

O blog Desculpem a Nossa Falha mantém as informações a respeito de cada etapa do processo. Nesta sexta-feira (9), o blog informa o Falha de S.Paulo está há seis anos, dois meses e 11 dias sob censura.