Ativismo Digital

Influenciadores e comunicadores debatem a democratização da comunicação em encontro no Piauí

Tema pauta encontro de ativistas digitais, que reunirá internautas e produtores de conteúdo, na próxima sexta, para qualificar o uso das mídias sociais. Evento poderá ser acompanhado ao vivo

fauxels / pexels
fauxels / pexels
Usuários de internet e mídias sociais buscam uma atuação cidadã e com resultados práticos na melhora da vida em sociedade

São Paulo – Influenciadores, produtores de conteúdo, especialistas em comunicação e internautas se reúnem na próxima sexta-feira (27) para debater como democratizar a comunicação e estimular e qualificar ainda mais o uso das mídias sociais no campo progressista. O debate faz parte do II Encontro de Ativistas Digitais do Piauí, que ocorrerá no Sesc Cajuína, localizado no Centro Cultural de Teresina, das 8h às 16h30 (confira a programação completa no final da matéria).

O encontro é uma iniciativa do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé e tem como realizador o portal pensarpiauí.com. Entre os nomes confirmados, estão os dos jornalistas Cristina Serra (ICL Notícias), Carlos Tibúrcio (ex-coordenador da equipe de discursos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e editor do Fórum 21, Portal das Esquerdas), Cinthia Lages (Grupo Meio Norte de Comunicação) e Bruna Ravena, que é também digital influencer. Participam ainda a youtuber e estudante Laura Sabino e a ativista Samantha Savatore, comunicadora e vice-presidenta da União Brasileiro dos Estudantes Secundaristas (Ubes) no Piauí.

A professora Samária Araújo de Andrade, doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), também marca presença no debate. Que contará ainda com o secretário de Comunicação do Piauí, Mussoline Guedes, e a diretoria do Departamento de Promoção da Liberdade de Expressão da nova Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação do governo federal (Secom), a advogada Samara Castro.

Encontro de capacitação

O II Encontro de Ativistas Digitais do Piauí é um evento dos usuários de internet e mídias sociais que buscam atuação cidadã e com resultados práticos na melhora da vida em sociedade. Tem como objetivo debater questões relativas à comunicação no Piauí e no Brasil e sua interface com a internet, além de munir os participantes de argumentos e informações importantes e capacitar os participantes no ao uso da internet.

“A comunicação feita no Brasil pela grande mídia é concentrada nas mãos de poucas famílias. Daí surgiu um movimento social que clama pela democratização da comunicação. Essa é uma luta árdua e que promete ainda muitos rounds. Mas com o advento da internet democratizou-se mais a comunicação. Hoje jovens, adultos e idosos interagem e comunicam muito através dos recursos da internet”, observa a organização.

Devido à procura pelo evento, que alcançou a marca de 100 pessoas inscritas para participar de forma presencial, as inscrições foram encerradas. Mas a iniciativa será transmitida ao vivo pelo Youtube do portal pensarpiauí.com. Acesse aqui.

Programação do II Encontro de Ativistas Digitais do Piauí:

  • 8h – Comunicação num governo popular

Samara Castro (Secretaria de Comunicação da Presidência da República)

Mussoline Guedes (coordenador de Comunicação do Estado do Piauí)

  • 9h – Debate
  • 9h30 – O fortalecimento da mídia alternativa/progressista no Brasil e no Piauí

Cristina Serra (jornalista)

Cinthia Lages (jornalista)

  • 10h30 – As minorias e a atuação nas redes sociais

Samantha Savatore (estudante)

Bruna Ravena (jornalista)

  • 11h – Debate
  • 13h – Ativismo digital – teoria e prática

Samária Andrade (jornalista e professora)

Laura Sabino (youtuber)

  • 14h – Debate
  • 15h – Financiamento da comunicação – Pequenos podem ser grandes

Carlos Tibúrcio (jornalista)

  • 15h30 – Debate
  • 16h30 – Leitura da Carta do Piauí (propostas e sugestões apresentadas)



Leia também


Últimas notícias