Alcateia política

Uma boa pré-campanha é o caminho para o sucesso nas eleições 2024

Para começar, não se esqueça que o eleitor ainda está frio com a política e que é preciso fazer um esquenta, começando a parte de sensibilização com uma abordagem mais pessoal

Agência Brasil
Agência Brasil
Até o dia da eleição é preciso manter a comunicação com o eleitor: presencial e nas redes sociais

Por João Henrique Faria – Os mais bem preparados para uma disputa eleitoral entendem que uma campanha começa no dia seguinte à eleição que acabou de ser disputada. Também existem muitos, na verdade a maioria, que acreditam que a hora certa de começar é o ano eleitoral. Tudo bem. Você está atrasado(a), mas ainda há tempo de se recuperar, fazendo uma boa arrancada de pré-campanha para as Eleições 2024.

Aqui, inicio uma série de três artigos em que vou tratar dos temas abaixo.

Diagnóstico, diamante e planejamento eleitoral

Janeiro já passou, o carnaval já passou. Então, vamos arregaçar as mangas e dar início aos trabalhos. Para ajudar você, pré-candidato(a), a Alcateia Política organizou, em seu blog – blogalcateiapolitica.com.br –, artigos para orientá-lo(a) neste momento. Da mesma forma, você vai encontrar, no início de nossos programas de janeiro e fevereiro na LigTV Digital, o AlcateiaCast, o quadro Eleições 2024. É só ir no canal da LigTV Digital ou da Alcateia Política no YouTube.

Para começo de conversa, já tratamos, em três programas distintos, dos temas Diagnóstico, Planejamento Estratégico Eleitoral e Diamante. Neste artigo, vou abordar os caminhos para a boa execução do primeiro deles.

Essencial um Diagnóstico de Presença Digital

É muito importante para as Eleições 2024, que o a Comunicação e o Marketing Político estejam atentos à vida dos(as) pré-candidatos(as) na Internet. Tem site? Tem canal no YouTube? Mas gente, site pra quê? Canal no YouTube pra quê? Simples. São as duas principais fontes de pesquisas na internet. Quer que as pessoas saibam mais sobre você? Quer que as pessoas te encontrem? Então, bora lá criar um site bacana e um canal de YouTube.

E as suas redes sociais, em especial o Facebook e o Instagram? O meu estilo cabe no Tik-Tok? Vou ter que fazer dancinha? Nada disso. Apesar de serem espaços de entretenimento, as redes sociais servem para o processo de ampliação do nível de conhecimento sobre você, além de uma humanização, uma aproximação de determinados nichos de usuários, que vão se identificar com uma série de fatos que você vai trazer sobre a sua vida: seus gostos, suas ações sociais, seu clube preferido, suas relações com a família, enfim, coisas que fazem parte do dia a dia das pessoas.

Então, mais do que fazer uso de todas estas e mais algumas plataformas digitais, é importante saber como está a minha performance, minha conexão com as pessoas. Da mesma forma, é necessário fazer o trabalho do espião. Verificar como anda a vida digital de meus adversários diretos. O que estão fazendo que está dando certo? Devo fazer também? O que fizeram que foi um tiro no pé? Como posso explorar isso, neste momento, sem transformar em um confronto direto, mas apenas na linha do “dá pra fazer diferente”.

A Análise de Cenários evita crises futuras

O rumo da Economia, as políticas partidárias, as decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre as Eleições 2024, desastres naturais, mudanças partidárias – março está aí e as coisas vão acontecer rápido -, enfim, uma infinidade de variáveis afeta o presente e também o futuro da sua vida como pré-candidato(a) e a vida de todas as pessoas. É preciso estar atento a estes movimentos. Mas antes que eles ocorram, é preciso fazer a Análise de Cenários.

Objetivamente, na perspectiva das eleições de 2024, o movimento das pessoas envolvidas no processo deve ser acompanhado de perto e é preciso saber quais os cenários positivos e os cenários negativos destas movimentações. Se fulano(a) for pro partido tal, pode ser um indicativo de candidatura. Opa! Vamos ficar atentos. Alguém se lança pré-candidato(a). É pra valer ou é uma jogada para lá na frente negociar uma vice?

Entender as possibilidades e ter mais chances de se antecipar. Isso é agir de forma estratégica. Então, preparado para entrar em março e fazer o dever de casa?

Um bom diagnóstico e uma boa leitura de cenários exige bons profissionais

Somos um coletivo de estrategistas em Marketing Político, com o propósito de defender e manter a democracia e preservar a liberdade de pensamento como forma de construção da cidadania. Desenvolvemos “soluções estratégicas em projetos políticos”, compreendendo as necessidades e particularidades de cada cliente, o cenário político no qual está inserido, elaborando as melhores soluções em Marketing e Comunicação, com honestidade intelectual, utilizando tecnologia e métodos científicos e valorizando as experiências vivenciadas.

www.alcateiapolitica.com.br

João Henrique Faria é jornalista, estrategista político com experiência em mais de 100 campanhas para o Executivo e o Legislativo, coordenador da Pós-Graduação em Marketing Político Eleitoral da PUC-Minas. Proprietário da Fator Inteligência e Marketing, empresa especializada em Marketing Político Eleitoral, desde 2003. É cofundador e presidente do Conselho de Fundadores do Coletivo Alcateia Política

joaohenrique.fator@gmail.com