Secretário nas comemorações do 1º de Maio em SP reforça política de ‘boa vizinhança’ de Alckmin com centrais

São Paulo – O secretário do Emprego e Relações do Trabalho do estado de São Paulo, Davi Zaia, confirmou participação nas comemorações de 1º de maio na capital paulista. Ele […]

São Paulo – O secretário do Emprego e Relações do Trabalho do estado de São Paulo, Davi Zaia, confirmou participação nas comemorações de 1º de maio na capital paulista. Ele comparece a três eventos, incluinco o da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o das demais centrais sindicais. A presença é inédita e é um novo sinal da política de “boa vizinhança” da gestão estadual, comandada por Geraldo Alckmin (PSDB), com os sindicalistas.

Zaia tem ligações com o movimento sindical – filiado ao PPS, é egresso da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Ele sucedeu Guilherme Afif Domingos (DEM), cuja origem é o meio empresarial, que havia sido escolhido por José Serra (PSDB). O último secretário paulista a participar de festividades de 1º de Maio foi Walter Barelli, que ocupou o cargo de 1995 a 2002, nas gestões de Mario Covas e de Alckmin.

A aproximação com os sindicalistas foi além da simples nomeação. O atual titular do cargo foi o responsável, em janeiro, de conversas com centrais sindicais para discutir o salário mínimo estadual. O próprio Alckmin participou da festa de aniversário da Força Sindical, em março. Além disso, o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) teve reunião com a Secretaria de Educação paulista para discutir reajustes salariais depois de alguns anos de afastamento.

Segundo a assessoria de imprensa da CUT, secretários estaduais e municipais de áreas como Trabalho, Emprego e correlatas foram convidados em anos anteriores, assim como os governadores e prefeitos da época. O PSDB está há 16 anos no Palácio dos Bandeirantes, mas, diferentemente das últimas edições, Zaia aceitou o convite.

A agenda do secretário começa  às 9h deste domingo (1º), com a 6° Corrida do Trabalhador, na zona leste, idealizada pelo Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de mão de obra, Trabalho Temporário, Leitura de Medidores e Entrega de Avisos do Estado de São Paulo (Sindeepres).

Às 10h, o 1º de Maio Unificado, organizado pela União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Força Sindical e Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), terá a participação de Zaia. A maratona termina às 17h, no Vale do Anhangabaú, onde ocorre o evento da CUT.

Lupi não confirma

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, não confirmou presença nas celebrações deste domingo em São Paulo. Ele vai ao Rio de Janeiro, onde ocorrem dois eventos, um na Quinta da Boa Vista, organizado pela CUT, e outra no Complexo do Alemão, protagonizado pelas demais centrais. A agenda será confirmada nesta sexta-feira (29).

Durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, ministros de diferentes áreas e o próprio presidente foram figuras recorrentes em eventos promovidos pelo movimento sindical. Em 2010, Lula participou, acompanhado de Dilma Rousseff, então recém-saída da Casa Civil, de três comemorações na capital paulista – organizadas pela CUT, pela Força Sindical mais CGTB e pela UGT, CTB e NSCT.