Homenagem a Dom Paulo Evaristo Arns

A Rádio Brasil Atual exibe entrevista exclusiva com o cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, que completou 90 anos no dia 14 de setembro. Entre várias histórias dos anos de repressão, o religioso conta como conseguiu escapar de uma emboscada.

No dia 14 de setembro, aniversário de Dom Paulo Evaristo Arns, o Jornal Brasil Atual levou ao ar um programa especial dedicado ao cardeal que completou 90 anos. Em entrevista exclusiva concedida à  repórter Marilu Cabanas, em 1998, ano em que deixou a Arquidiocese de São Paulo, Dom Paulo fala sobre  os duros tempos da ditadura militar: as visitas aos presos políticos, o assassinato de Vladimir Herzog  e a reação do General Golbery do Couto e Silva à morte do jornalista, e como driblou uma emboscada em  que era o alvo. E revela ainda a conversa particular que teve com o presidente Jimmy Carter sobre o  apoio dos Estados Unidos ao regime militar. 

Ouça a entrevista completa de d. Paulo

Link | Download

Algumas pessoas que tiveram o privilégio de conhecer Dom Paulo e contar com seu apoio em momentos cruciais de suas vidas, foram convidadas a participar do programa e, resumidamente, dizer o que o cardeal representa para cada um.

Falaram Amelinha Teles, militante feminista, diretora da União de Mulheres de São Paulo, Ivan Seixas, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, Padre José Bizon, diretor da Casa da Reconciliação de São Paulo, Wladimir Pomar, analista político, filho do dirigente comunista Pedro Pomar, assassinado por militares em 1976.

Também foram ouvidos Ricardo Carvalho, jornalista, especializado em meio ambiente, autor do livro “O Cardeal e o repórter”, Sergio Gomes, jornalista, diretor da Oboré, José Luiz Del Roio, ativista social e escritor ítalo brasileiro, Paulo Vanucchi, ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, trabalhou na elaboração do livro “Brasil Nunca Mais”, coordenado por Dom Paulo, Audálio Dantas, jornalista, escritor, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, e Clarice Herzog, publicitária, viúva do jornalista Vladimir Herzog.