Cannabis

Datafolha: três em cada quatro brasileiros são a favor da maconha para uso medicinal

De acordo com a pesquisa divulgada neste sábado, 72% dos entrevistados dizem ser contra a legalização da maconha para fins recreativos e 85% afirmam ter algum conhecimento sobre o tema

Fernando Frazão/Agência Brasil
Fernando Frazão/Agência Brasil
De acordo com o Datafolha, 1% da população pesquisada respondeu já estar usando algum medicamento à base de cannabis

São Paulo – Segundo pesquisa do instituto Datafolha divulgada neste sábado (23), pelo jornal Folha de S.Paulo, três em cada quatro brasileiros são a favor da legalização do emprego da maconha para uso medicinal. São 76% os que apoiam a cannabis como remédio e 22% contra. Dos entrevistados, os que não querem opinar somam 2% e os indiferentes perfazem 1%. O instituto esclarece que o total ultrapassa 100% (somando 101%) devido aos arredondamentos.

O Datafolha entrevistou 2.016 maiores de 16 anos, de 12 a 13 de setembro, em 139 municípios de todo o Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Contra uso recreativo

A pesquisa perguntou também aos entrevistados se são a favor ou contra a legalização da maconha para uso geral, inclusive para fins recreativos. Nesse caso, a opinião se inverte: 72% dos brasileiros dizem ser contra a legalização da maconha para esse fim, e 23% declaram ser a favor, enquanto 5% são indiferentes ou não sabem.

Segundo o levantamento, enorme maioria dos entrevistados da (85%) afirma que tem algum conhecimento sobre o assunto, enquanto 32% dizem estar bem informados, 42% mais ou menos e 11% responderam que estão mal informados. Os que dizem desconhecer o assunto somam 11%, e 2% não quiseram responder.

1% diz usar como medicamento

De acordo com o Datafolha, 1% da população pesquisada respondeu já estar usando algum medicamento à base de cannabis, e 2% dizem já feito uso medicinal.

Os produtos químicos derivados da Cannabis sativa usados em tratamentos médicos são canabidiol (CBD), tetra-hidrocanabinol (THC) e outros componentes da planta psicoativa.


Leia também


Últimas notícias