Líder da base de Alckmin é eleito para comandar Assembleia Legislativa

São Paulo – Em uma eleição sem qualquer espaço para surpresa, o líder do governo Geraldo Alckmin (PSDB) na Assembleia Legislativa, Samuel Moreira, foi eleito presidente da Casa. O deputado […]

São Paulo – Em uma eleição sem qualquer espaço para surpresa, o líder do governo Geraldo Alckmin (PSDB) na Assembleia Legislativa, Samuel Moreira, foi eleito presidente da Casa. O deputado da região do Vale do Ribeira vai suceder Barros Munhoz depois de obter 90 votos de um total de 91 presentes – apenas Carlos Giannazi (PSOL), que também se candidatou ao cargo, posicionou-se contra o nome do tucano, e três parlamentares faltaram. 

Moreira se tornou conhecido durante o segundo mandato ao ser escolhido por Alckmin como líder da base aliada. Como o governador conta com uma base ampla, sempre em torno de três quartos do total de parlamentares, o tucano não teve dificuldades em conduzir o trabalho, e acabou eleito agora com apoio de 16 dos 17 partidos com assento na Assembleia.

A 1ª secretaria foi mantida pelo PT. O presidente nacional do partido, Rui Falcão, cede lugar a Ênio Tatto, deputado desde 2003. Em seu quinto mandato, o deputado Edmir Chedid (DEM) ficou com a 2ª secretaria.