Datafolha: no Ceará, governador pode sair no 1º turno, e briga pelo Senado está técnicamente empatada

São Paulo – A menos de uma semana das eleições, a pesquisa Datafolha divulgada na segunda-feira (27) revelou que o atual governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), continua liderando as […]

São Paulo – A menos de uma semana das eleições, a pesquisa Datafolha divulgada na segunda-feira (27) revelou que o atual governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), continua liderando as intenções de voto, com 52%. Apesar da queda de seis pontos percentuais. Ele ainda tem margem para vencer no primeiro turno. Principal adversário de Cid, o ex-governador Lúcio Alcântara (PR), subiu de 16% para 20%.

O candidato do PSDB, Marcos Cals, continua com os mesmos 10% alcançados em pesquisas anteriores. Marcelo Silva (PV), chegou a 1%. Francisco Gonzaga (PSTU) e Maria da Natividade (PCB) não pontuaram.

Os entrevistados que optaram por votos em branco ou nulos somam 3%, e os que ainda não se decidiram, 12%.

A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Embora possua 62% dos votos válidos – desconsiderando brancos e nulos –, Cid Gomes alcançou 20% de rejeição, enquanto Lúcio tem 29% e Cals, 23%.

Candidatospercentagem
  Cid Gomes (PSB) 52%
 Lúcio Alcântara (PR) 20%
 Marcos Cals (PSDB) 10%
 Marcelo Silva (PV) 1%
 Francisco Gonzaga (PSTU) 0%
 Maria da Natividade (PCB) 0%
 Brancos e nulos 3%
 Indecisos 12%

SENADO

O senador candidato à reeleição Tasso Jereissati (PSDB) já não lidera mais isoladamente a disputa no Ceará. Com uma queda de quatro pontos na pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (28), ele chegou a 44% e está tecnicamente empatado com Eunício Oliveira (PMDB), que subiu sete pontos e atingiu 41%. Em terceiro lugar, está José Pimentel (PT), que cresceu cinco pontos e foi para 36%, tecnicamente empatado com Oliveira, companheiro de chapa.

Segundo o Datafolha, 22% dos entrevistados ainda não sabem em quem votar para as duas vagas de Senador no estado.

O candidato do PPS, Alexandre Pereira, dobrou sua intenção de votos e chegou a 4%.

No fim de semana, Tasso declarou publicamente apoio a Pereira para a segunda vaga do Senado e gravou comercial pedindo votos para ele.

Com 2%, estão Tarcísio Leitão (PCB), Marilene Torres (PSOL) e Raquel Dias (PSTU). Benedito Oliveira (PCB), Reginaldo (PSTU) e Polô (PV) têm 1% cada.

A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na pesquisa anterior, Tasso liderava isoladamente. Essa foi a primeira enquete após a veiculação no horário eleitoral de uma gravação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedindo votos para Oliveira e Pimentel, e alertando os eleitores para não votarem naqueles que, segundo o presidente, são a “turma do contra”.

As mobilizações de rua com as chamadas ondas vermelha (PT) e verde (PMDB) também foram intensificadas. Até uma gravação do presidente Lula pedindo votos por telefone exclusivamente para Eunício Oliveira começou a ser disparada no fim da semana passada.

O candidato do PMDB cresceu 17 pontos desde a primeira pesquisa Datafolha, de julho.

As pesquisas, foram encomendadas pelo jornal O Povo, e foi realizada entre os dias 23 e 24, com 985 entrevistados em 44 municípios, e registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob o número 57.467/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 32.025/2010.

 

Candidatospercentagem
  Tasso Jereissati (PSDB) 44%
 Eunício Oliveira (PMDB) 41%
 José Pimentel (PT) 36%
 Alexandre Pereira (PPS) 4%
  Tarcísio Leitão (PCB) 2%
 Marilene Torres (PSOL) 2%
  Raquel Dias (PSTU) 2%
 Benedito Oliveira (PCB) 1%
 Reginaldo (PSTU) 1%
 Polô (PV) 1%
 Indecisos22%