Cidades

Bolsonaro venceu segundo turno em 16 capitais e Lula, em 11. Oito no Nordeste, além de São Paulo

No maior colégio eleitoral do país, presidente eleito ficou acima da contagem nacional

Reprodução/Montagem RBA
Reprodução/Montagem RBA
Em Salvador, Lula teve mais de 70%. Em Curitiba, Bolsonaro ficou com 65%

São Paulo – O resultado geral da votação do segundo turno nas 27 capitais mostrou vantagem para o candidato derrotado Jair Bolsonaro (PL). O atual presidente ganhou em 16 cidades, enquanto o vencedor, Luiz Inácio Lula da Silva, triunfou em 11. O candidato da coligação Brasil da Esperança prevaleceu no Nordeste e Bolsonaro, no Sul e Centro-Oeste. Na região Sudeste, ganhou em três, mas perdeu no maior colégio eleitoral. Na contagem geral, Lula venceu com 50,9% dos votos válidos.

Assim, na cidade de São Paulo, Lula teve ontem (30) 53,54% dos votos válidos (acima de sua contagem nacional), ante 46,46% de seu adversário. No segundo maior colégio, o Rio de Janeiro, o atual presidente ficou com 52,66%.

Na região Nordeste, Lula ganhou em oito das nove capitais. A exceção foi Maceió, onde Bolsonaro teve 57,18%. O presidente eleito teve seu melhor resultado em Salvador, com 70,73% dos votos válidos. Em João Pessoa, teve vitória apertada, com 50,10%. Isso se repetiu em Belém, já na região Norte, onde o petista teve 50,28%.

Por sua vez, no Sul o atual presidente venceu em Curitiba e Florianópolis, enquanto Lula ganhou em Porto Alegre. No Centro-Oeste, Bolsonaro predominou.

Eleição em São Paulo

Além da capital paulista, Lula ficou à frente no seu domicílio eleitoral e reduto político. Em São Bernardo do Campo, teve 53,83% dos votos válidos, subindo para 60,02% em Diadema. Ele perdeu em Santo André (47,87%) e em São Caetano (39,93%), esta última tradicionalmente com eleitorado conservador. O presidente eleito também ganhou em Osasco, na região metropolitana (50,40%), mas foi derrotado em Guarulhos (46,33%).

O candidato petista ao governo estadual, Fernando Haddad, também ganhou no município de São Paulo, com 54,41% dos votos válidos. A exemplo de Lula, venceu em São Bernardo e Diadema e perdeu em Santo André e São Caetano Em todo o estado, ficou com 44,73%. Foi o melhor resultado do partido em São Paulo.

Leia mais: