Memória

Assista à estreia do documentário ‘Lava Jato, um cupim contra o Brasil’

No dia que marca dois anos da libertação do ex-presidente Lula, documentário mostra a destruição promovida pela operação Lava Jato no Brasil

Divulgação
Divulgação

São Paulo – Em nome de uma falsa cruzada contra a corrupção, mesma pauta genérica usada para atacar Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e João Goulart no passado, a Operação Lava Jato atacou diretamente setores estratégicos da indústria nacional, como os de petróleo, gás e construção civil.

É isso que o documentário Lava Jato, um cupim contra o Brasil exibe. Lançado nesta segunda-feira (8), o curta-metragem produzido pela Campanha Nacional Lula Livre marca também os dois anos da libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O líder petista foi uma das principais vítimas da operação que se revelou uma farsa e um atentado à Justiça brasileira.

Além de entrevistas com especialistas no assunto, como o diretor técnico do Dieese, Fausto Augusto Jr., ou o ex-coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP) José Maria Rangel, o documentário conversa diretamente com famílias que tiveram sua vida alterada economicamente nos últimos anos. Ao longo dos pouco mais de 10 minutos, são utilizados recursos interativos, como a animação em whiteboard, o que facilita a didática.