Eleições 2022

Alckmin e Haddad lideram disputa pelo governo paulista, aponta pesquisa Datafolha

Ex-governador e ex-prefeito largam em vantagem, segundo o instituto. Márcio França e Guilherme Boulos também se destacam

Reprodução/Montagem RBA
Reprodução/Montagem RBA
Sem o ex-governador, petista Haddad lidera pesquisa de intenções de voto para o Palácio dos Bandeirantes em 2022

São Paulo – O ex-governador Geraldo Alckmin e o ex-prefeito Fernando Haddad aparecem em vantagem na disputa pelo governo paulista, segundo pesquisa do instituto Datafolha divulgada neste domingo (19). Ainda no PSDB, Alckmin tem 26% das intenções de voto, enquanto o petista está com 17%. Os dois também lideram na taxa de rejeição.

Em terceiro na pesquisa, em situação de empate técnico, surge o também ex-governador Márcio França, com 15%. Na sequência, o ex-candidato a prefeito Guilherme Boulos (Psol), com 11%.

Bem atrás, aparece o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas (sem partido), supostamente apoiado pelo atual presidente da República. Ele tem 4%, assim como o deputado estadual Arthur do Val, o Mamãe Falei (Patriota). Dois nomes têm 1%: o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub (também sem partido) e o deputado federal Vinicius Poit (Novo). Votos em branco ou nulos somam 17%, enquanto 3% disseram que não sabem em quem votar.

Em outro cenário, sem Alckmin e com o atual vice-governador, Rodrigo Garcia (que foi do DEM para o PSDB), Fernando Haddad lidera com 23%. Depois do petista, vêm França (19%), Boulos (13%) e Freitas (6%). Mamãe Falei tem 5%, assim como o próprio Garcia, enquanto Weintraub fica com 2% e Poit, com 1%.

Segundo o Datafolha, foram ouvidos 2.034 eleitores acima de 16 anos, de segunda a quarta-feira (13 a 15), em 70 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.