Senado dos EUA aprova reforma do sistema financeiro

Brasília – O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira (15) a maior reforma do sistema financeiro do país em mais de 70 anos, de acordo com informações da BBC […]

Brasília – O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira (15) a maior reforma do sistema financeiro do país em mais de 70 anos, de acordo com informações da BBC Brasil. O projeto foi aprovado por 60 votos a 39 e, como já havia passado pela Câmara dos Representantes, no mês passado, segue agora para sanção do presidente Barack Obama, prevista para a semana que vem.

A reforma do setor financeiro estava em discussão desde o início do ano passado. O objetivo é evitar novas crises econômicas como a que afetou as economias do mundo inteiro, em 2008. A aprovação representa grande vitória política para o presidente norte-americano, que, em março, também conseguiu que fosse aprovada a reforma do sistema de saúde norte-americano.

A reforma financeira é considerada a maior no setor econômico dos Estados Unidos desde a Grande Depressão, nos anos 1930. As medidas preveem maior controle sobre os grandes bancos e aumento da proteção aos consumidores, além de também reduzir o nível de riscos assumidos pelo sistema bancário.

A proposta determina que as autoridades regulatórias tenham poderes para assumir o controle e liquidar, de maneira ordenada, grandes empresas financeiras. O governo pretende com as novas regras que, no futuro, não haja nenhuma instituição considerada “grande demais para quebrar”, como ocorreu durante a crise, quando o governo teve de injetar bilhões de dólares em empresas com dificuldades, para evitar um contágio maior no sistema financeiro.