Aprovação de Humala sobe após 15 dias de governo

Lima – O presidente do Peru, Ollanta Humala conta com o apoio de cerca de 62% da população do país 15 dias após sua posse, apontaram dados revelados nesta sexta-feira […]

Lima – O presidente do Peru, Ollanta Humala conta com o apoio de cerca de 62% da população do país 15 dias após sua posse, apontaram dados revelados nesta sexta-feira (12) pela empresa Datum Internacional. 

Seu índice de aprovação subiu sete pontos se comparado ao registrado no mês passado, quando Humala teve 55% de adesão. Cerca de 67% dos consultados acreditam que seu governo respeitará a liberdade de expressão. 

48% dos peruanos, no entanto, disseram pensar que o mandatário recém-empossado terá um governo “autoritário”, enquanto 50% acham que ele não conseguirá manter sua família longe das decisões e cargos do Poder Executivo. 

A respeito do discurso feito no dia de sua posse, quando citou a Constituição de 1979 em detrimento da atual, 43% da população pensa que ele tinha a intenção de provocar a oposição e somente 11% dos peruanos se disseram a favor da antiga Carta Magna. Humala foi vaiado pelos opositores na ocasião. 

A sondagem, realizada entre os dias 5 e 8 de agosto, contou com a opinião de 1.232 pessoas e tem uma margem de erro de 2,9% para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%.