Escalada

Tite divulga os convocados para a Copa no Catar. Confira a lista

Copa do Mundo começa no dia 20. Brasil estreia no dia 24, contra a Sérvia. Técnico assume favoritismo, mas diz que há outras seleções com chances

Lucas Figueiredo//CBF
Lucas Figueiredo//CBF
'A gente precisa de todos', diz Tite a respeito de Neymar

São Paulo – Tão aguardada quanto um ministério, a lista de 26 convocados da seleção brasileira para a Copa do Mundo de futebol no Catar foi anunciada no início da tarde desta segunda-feira (7) pelo técnico Tite, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro (confira abaixo). Os jogadores escolhidos – 16 estreantes – vão tentar o hexacampeonato brasileiro de futebol. O Brasil é o único time que participou de todas as Copas. A do Catar será a 22ª.

Uma surpresa, em termos, foi a convocação do lateral-direito Daniel Alves, que aos 39 anos se torna o brasileiro mais velho já convocado. Atualmente, ele atua no México. Sobre uma possível menor “dependência” do atacante Neymar, o técnico Tite enfatizou o aspecto coletivo. “A gente precisa de todos. A gente precisa da qualificação técnica de cada um deles.”

Tite assume que o Brasil é um dos favoritos, não o único. Ele comentou certa empolgação da torcida quanto à conquista. “Não sei se a opinião pública comunga disso. O que teve é um processo evolutivo, e quando você tem quatro anos de trabalho esse trabalho fica muito mais consistente. Talvez essa confiança e o desempenho os atletas tenham gerado essa confiança no torcedor”, afirmou.

Início daqui a 13 dias

A Copa começa no próximo dia 20, um domingo, às 13h (de Brasília), com os donos da casa enfrentando o Equador. Esses times estão no grupo A, que se completa com Holanda e Senegal.

Já a seleção brasileira está no grupo G. O time faz sua estreia no dia 24, quinta-feira, às 16h, contra a Sérvia. Depois enfrentará a Suíça (dia 28, às 13h) e Camarões (em 2 de dezembro, novamente às 16h). Se classificado, o Brasil enfrentará, conforme sua posição, o primeiro ou segundo colocado do grupo H – que tem Coreia do Sul, Gana, Portugal e Uruguai.

Confira os convocados:

Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras) 

Laterais: Alex Sandro (Juventus), Alex Telles (Sevilla), Daniel Alves (Pumas) e Danilo (Juventus) 

Zagueiros: Bremer (Juventus), Éder Militão (Real Madrid), Marquinhos (PSG) e Thiago Silva (Chelsea) 

Meio-campistas: Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Everton Ribeiro (Flamengo), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United) e Lucas Paquetá (West Ham) 

Atacantes: Antony (Manchester United), Gabriel Jesus (Arsenal), Gabriel Martinelli (Arsenal), Neymar (PSG), Pedro (Flamengo), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid) e Vinícius Jr. (Real Madrid) 


Leia também


Últimas notícias