No Chile

Maioria dos medalhistas brasileiros nos Jogos Pan-Americanos está no Bolsa Atleta

Até ontem, Brasil tinha conquistado 23 medalhas e estava em quarto lugar. Competição vai até 5 de novembro

Miriam Jeske/COB
Miriam Jeske/COB
Carolyne Pedro, Jade Barbosa, Rebeca Andrade, Júlia Soares e Flávia Saraiva: meninas ficaram em segundo lugar na ginástica artística

São Paulo – Nos dois primeiros dias de competição nos Jogos Pan-Americanos, que estão sendo disputados no Chile, a equipe brasileira somava 23 medalhas – cinco de ouro, nove de prata e nove de bronze. Até ontem (22), estava em quarto lugar no quadro geral, atrás de Estados Unidos, México e Canadá. Foram 35 atletas brasileiros subindo ao pódio, sendo 30 incluídos no Programa Bolsa Atleta, do governo federal. Eles representam quase 86% dos medalhistas.

Na natação, por exemplo, todos os nadadores brasileiros que conquistaram medalhas ontem estão no programa. Por enquanto, o Brasil tem 11 medalhas apenas nessa modalidade. Um dos destaques foi Stephanie Balduccini, de 19 anos, que saiu atrás da estadunidense Amy Fulmer, mas ajudou o Brasil a conquistar ouro nos 4 x 100 misto, ao lado de Marcelo Chierighini, Guilherme Caribé e Ana Carolina Vieira. Os brasileiros bateram recorde pan-americano e fizeram o país ganhar nessa categoria pela primeira vez. Nesta segunda-feira (23), Guilherme Caribé conquistou o ouro nos 100 metros livres e atingiu o índice olímpico..

Pela primeira vez nos Jogos, o skate foi outro destaque, com cinco medalhas brasileiras em quatro provas. E a ginástica, mais uma vez, teve pódios com brasileiros. Na artística, a equipe feminina ficou em segudo lugar, assim como no Mundial. Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares e Carolyne Pedro ficaram atrás apenas dos atletas dos Estados Unidos.

Em sua 19ª edição, os Jogos Pan-Americanos foram abertos na última sexta-feira (20). O local escolhido foi o Estádio Nacional, que serviu de prisão de presos políticos no início da ditadura chilena, em 1973. A competição vai até 5 de novembro.