Ensino superior

Enem 2024: inscrições começam nesta segunda; confira o calendário

Inscrições vão até 7 de junho; prazo ainda será estendido para candidatos do Rio Grande do Sul. Provas ocorrerão nos dias 3 e 10 de novembro

Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Taxa de inscrição é de R$ 85. Isentos também devem se inscrever

São Paulo – As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começaram nesta segunda-feira (27) e vão até 7 de junho. A aplicação das provas será nos dias 3 e 10 de novembro. Para se inscrever, os estudantes devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta gov.br.

A taxa é de R$ 85 e deve ser paga até o dia 12 de junho, por boleto, Pix, cartão de crédito ou débito. Para pagar por Pix, basta acessar o QR code que consta no boleto. Aqueles que obtiveram a isenção da taxa também devem fazer a inscrição.

Os moradores do Rio Grande do Sul terão um prazo extra para se inscrever no Enem 2024, por causa da calamidade pública no estado em decorrências das chuvas. O Ministério da Educação (MEC) ainda estuda um novo calendário para esse público, que também terá a isenção da taxa de inscrição garantida.

O Enem, ao longo de mais de duas décadas, consolidou-se como a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Nesse sentido, o exame é fundamental para o acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Além disso, os resultados individuais do Enem valem para processos seletivos de instituições portuguesas que mantêm convênio com o Inep.

Durante a inscrição, o candidato deverá selecionar a língua estrangeira (inglês ou espanhol) na qual realizará a prova. Além disso, também poderá solicitar o uso do nome social. Assim travestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita Federal. Nesse sentido, antes de se inscrever, o participante deverá verificar as informações pessoais, junto à Receita, e, se for o caso, atualizá-las.

A prova

As provas do Enem 2024 ocorrerão em dois domingos seguidos. No primeiro dia, a prova terá 5h30 de duração. Serão 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol), outras 45 questões de ciências humanas, além da redação. Já no segundo dia, com 5 horas de duração, serão mais 45 questões de matemática e outras 45 questões de ciências da natureza.

Nas duas datas, os portões abrirão às 12h e fecharão às 13h, com início das provas às 13h30, seguindo o horário de Brasília. Os estudantes que não concluíram o ensino médio também podem participar na condição de treineiros.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga o gabarito das provas no dia 20 de novembro. O divulgação do resultado será em 13 de janeiro de 2025. Na página do Inep, o candidato também encontra mais informações sobre o Enem 2024, incluindo uma seção destinada às perguntas frequentes sobre o exame.