Verão muda cenário com novas aventuras em Las Leñas

Famosa estação de esqui no sul da Argentina aposenta equipamentos de esportes de inverno por alguns meses

Cavalgada no Vale de Las Leñas na aventura em pleno coração da Cordilheira dos Andes (Foto: Divulgação)

A chegada do verão já transformou a paisagem do Valle de Las Leñas, uma das maiores estações de esqui da América do Sul, localizada no extremo sul da Cordilheira dos Andes, na província de Mendonça, a 1.200 quilômetros de Buenos Aires.

A base da montanha do Vale de Las Leñas fica a 2.240 metros de altura do nível do mar e o cume, a 3.430 metros. Construído em 1980, o vale conta com 3 mil vagas em cinco hotéis e dois apart hotéis.

Nesta época do ano saem de cena os pesados equipamentos de esqui e snowboard e surgem na paisagem das montanhas uma grande variedade de equipamentos de aventuras de verão. As paisagens podem ser percorridas em bicicleta, a cavalo, canoa ou simplesmente realizando o trekking nas trilhas e cavernas das montanhas ocultas na Cordilheira.

Conheça algumas das aventuras:

Expedição Lost

A aventura se desenvolve no local onde ocorreu um dos mais famosos acidentes aéreos, em plena Cordilheira dos Andes. A proposta é render uma homenagem à força do espírito humano nas circunstâncias mais extremas. Os visitantes podem realizar a travessia durante três dias nos quais poderão visitar os restos do avião Fairchild, da Força Aérea Uruguaia que caiu em 1972 no coração da cordilheira. Os restos do avião estão há 3.700 metros sobre o nível do mar, na divisa entre Argentina e Chile.

Foto: DivulgaçãoTirolesa do grito

Nessa aventura, a sensação de voar é grande. Em uma travessia de 400 metros de largura se cruza o vale pelas elevações das montanhas. Para chegar à área da tirolesa se faz uma caminhada que termina na sua parte superior. Os aventureiros são colocados em um cabo que os leva a 60 metros de altura. Daí a emoção fica garantida.

Mountain Bike

Para se aventurar na bicicleta de montanha existe o percurso tradicional e um outro, com maior grau de dificuldade. Para se definir com segurança qual deles deve ser percorrido, os participantes são avaliados por instrutores. Podem ser realizados três percursos, variando a intensidade entre os mesmos.

Trekking

Os circuitos de trekking desenhados por Las Leñas, tanto o tradicional quanto aquele com maior grau de dificuldade, permitem a passagem por cachoeiras e vales. No trajeto a pé, o interessante é que os aventureiros recebem muitas informações sobre a flora e a fauna locais.

Cavalgada

Os organizadores da atividade afirmam que para recorrer as paisagens da montanha a cavalo não é preciso ter experiência. Em cavalos mansos os aventureiros podem atravessar rios, subir e descer colinas com facilidade. Neste verão, uma nova cavalgada de meio-dia ao Vale Formoso permite chegar aos poços de água termal do rio Cobre, onde não se pode perder um banho quente natural.

Escalada – Rappel – Tirolesa:

Após o traslado de 10 minutos em automóvel até a parede da escalada, se atravessa o rio Salado. Com a técnica de tirolesa de 25 metros, são escaladas as paredes naturais de Los Morros e se desce as mesmas em rappel, voltando a cruzar o rio.

Rafting

A aventura começa no vale saindo em traslado até a base, na nascente do rio Salado, onde tem início a descida do rio e toda a emocão nas balsas, durante 40 minutos em aproximadamente 10 quilômetros.

ZORB – Descendo em esfera inflamável

Essa é uma aventura na qual os participantes (uma ou duas pessoas) entram em uma esfera inflável e ficam com arreios dentro dela. A esfera desce em velocidade gradual por uma ladeira até a vala de contenção. Dentro da esfera, as pessoas podem filmar-se e à descida também.

Teleférico

A aventura no Teleférico Minerva dura duas horas. A vista de todo o Vale de Las Leñas é privilegiada.

Excursão ao Vale Hermoso

A 25 km de Las Leñas se encontra o Vale Hermoso, ao qual se chega pelo caminho das montanhas. Após almoçar o característico chivito, o aventureiro poderá descansar na praia contemplando a paisagem. Depois pode optar por mergulhar, fazer trekking, alugar bicilcetas ou cavalgar nas termas do rio Cobre.

Caverna das Bruxas

Saindo do vale ao sul se passa pela cidade de Malargue. São mais 60 quilômetros até a entrada da Caverna das Bruxas. Mais de 1.200 metros de túneis e salas somados à variedade de estalactitas, estalagmitas e as diversas formações rochosas, fazem desta atividade de espeleologia uma das mais procuradas no sul de Mendonça. Depois se visita o planetário da cidade de Malargue.

Quadriciclo

Foto: Divulgação

Em quadriciclos podem ser feitos circuitos divertidos. O terreno de Las Leñas ideal para esse tipo de veículo. O trajeto de uma ou duas horas é feito com a companhia de guias.