Histórias de lugares e pessoas com algo especial para se contar

Belo Horizonte, Seridó, São Paulo (no alto); Montevidéu, Berlim e Havana (embaixo) (Foto: Montagem) A seção “Viagem” da Revista do Brasil não é uma plataforma convencional de roteiros turísticos. Sua […]

Belo Horizonte, Seridó, São Paulo (no alto); Montevidéu, Berlim e Havana (embaixo) (Foto: Montagem)

A seção “Viagem” da Revista do Brasil não é uma plataforma convencional de roteiros turísticos. Sua proposta é descrever as peculiaridades dos microuniversos visitados. O leitor pode ou não querer fazer dessas descobertas ocasionais um futuro plano de viagem ou, ainda, lembrar-se “acidentalmente” dessas passagens durante uma eventual presença na região descrita.

É um apanhado de retratos que podem ter foco cultural, histórico, ambiental, folclórico, econômico, antropológico, ou simplesmente literário.

Para quem (ainda) não foi viajar nesta temporada, mas aprecia o hábito de se deslocar no tempo e no espaço ao sabor da leitura, seguem algumas sugestões selecionadas ao longo das edições da Revista do Brasil desde o primeiro exemplar, de junho/2006. São 21 temas do Brasil, do continente americano e da Europa que, salvo uma ou outra exceção, não envelhecem. Boa viagem.

Brasil

SP – Roteiro da memória.Uma caminhada de quatro horas pode mostrar uma São Paulo que a intensidade de seu cotidiano esconde.

MG – A rota dos belos horizontes. Primeira capital planejada do país, BH é portal para conhecer história e arte brasileiras

SP – Embu, polo de artes e de ideias. A maior concentração de artesãos do país e quer se tornar marca forte no turismo.

SC – Cria da montanha. Paredões de Urubici, a 167 km de Floripa, são arte trabalhada pela natureza há 150 milhões de anos.

SP/RJ – Friozinho bom, gente boa. A estância de Cunha tem ritmo interiorano, ar de montanha, hospitalidade, simplicidade e belezas.

RN – O sertão além do tempo.A região do Seridó guarda surpresas de Caatinga e prova que o sertão também é terra de encantos.

RS – Bah, que cidade! A capital gaúcha oferece cultura, lazer, muito verde e, quem não é de lá, dá vontade de ficar.

PB – Na ponta do mapa. João Pessoa, cidade mais oriental do continente, “onde o sol bate primeiro”, traz exemplos de recuperação da cidadania.

RS – Serra de gigantes. Cânions encaixados entre Rio Grande e Santa Catarina escondem a grandiosidade da natureza em estado bruto.

TO – Vim, vi e venci. Personagens que há 20 anos deixaram sua região de origem para começar vida nova no mais jovem estado da União

RJ – O que nem os búzios revelam. Cidade mais famosa da Região dos Lagos do Rio de Janeiro consegue guardar relíquias da natureza e da ciência.

SE – Paraíso no Velho Chico. Os nordestinos já conhecem, mas sulistas e estrangeiros só agora começam a chegar ao incrível Cânion do Xingó, em Sergipe.

MT – Enquanto volta o velho trem. O Pantanal quer reforçar o prestígio ambiental. Mas em escavadeiras, carvoarias, pastos, canaviais (e não na boca do jacaré), mora o perigo.

América Latina

Conheça e descubra-se.Viajar pelos países vizinhos é fascinante por tudo o que se pode encontrar de belo, histórico e humano.

Peru – Lima e sua órbita. Capital peruana, mais que escala para Machu Pichu, surpreende por seus caminhos coloniais e ancestrais.

Colômbia – Museu de peso. A obra de Fernando Botero mostra-nos num antiespelho, numa sociedade que disfarça ego inflado e opulência.

Uruguai – Acolhedora Montevidéu. Cidade surpreende pela arquitetura, história, boa comida e bons vinhos, além da simpatia dos uruguaios.

Tesouros bolivianos.Da Amazônia ao altiplano, passando pelos Yungas e pelo Chaco, a Bolívia é rica em preciosidades históricas e naturais.

Cuba– Os valores de um Che.Enquanto a Ilha ensaia mudanças, suas duas moedas ainda retratam as diferenças sociais no emblemático reduto socialista da América.

Europa

Alemanha – Berlim dos heróis esquecido.Um túmulo vazio e um homem desconhecido. Assim se pode descrever um dos recantos mais lindos de Berlim, onde jaz uma cicatriz que não desaparece, como os ideais que não morre.

Portugal – Os travesseiros de Sintra. Por trás da imponência das fortalezas de Portugal está o ouro do Brasil. Mas os mistérios sorvidos nos folhados recheados de creme, nos pastéis de Belém ou numa taça de Ginja não estão ali para ser explicados.

Irlanda – Só ou acompanhada em Dublin. Viver em outro país é uma experiência e tanto, mas é preciso lutar contra o fantasma da idealização: a frustração.

Polônia, uma terra de sobreviventes. A Polônia mistura traços medievais com capitalismo tardio. Tem uma história repleta de episódios de opressão e um povo que protege como poucos seu patrimônio histórico, sua cultura e sua aura de dignidade.