TSE multa Apeoesp por propaganda negativa contra Serra

São Paulo – A ministra Nancy Andrighi, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), multou o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) em R$ 7 mil […]

São Paulo – A ministra Nancy Andrighi, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), multou o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) em R$ 7 mil por considerar que a entidade fez propaganda eleitoral contra a pré-candidatura do ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) à Presidência da República. A presidente da Apeoesp, Maria Izabel Azevedo Noronha, também foi multada no mesmo valor.

Nancy Andrighi acatou representação movida por PSDB e DEM por uma assembleia da categoria, realizada no dia 26 de março, nas imediações do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de São Paulo. Na ocasião, os professores em greve tentavam manifestar-se em frente ao palácio, mas foram impedidos pela Polícia Militar.  Após vários incidentes, Maria Izabel criticou o então governador José Serra, no caminhão de som da entidade.

Em nota, Maria Izabel lamentou a decisão da ministra Nancy Andrighi, do TSE, e citou que há “perigo em determinadas decisões judiciais, quando elas são tomadas desconsiderando o contexto em que os fatos ocorreram”. A dirigente sindical também cita que quando ocorreu a representação dos partidos a pré-candidatura de Serra não havia sido lançada.

Segundo Maria Izabel, a Apeoesp continuará se pronunciando sobre todos os assuntos que considerar relevantes para os interesses do magistério público do estado de São Paulo.