Petroleiros: ‘O petróleo tem que ser nosso’

Campanha é dedicada a coletar assinaturas de pelo menos 1,3 milhão de pessoas para ingressar com projeto de iniciativa popular no Congresso que defenda interesses brasileiros

Cerca de 100 lideranças sociais estiveram reunidas em Guararema (SP) para reorganizar a mobilização popular a respeito das reservas de petróleo da camada pré-sal. Garantir que as riquezas geradas pelo pré-Sal sejam investidas no Brasil é o objetivo de uma nova campanha em defesa da soberania.

“O principal objetivo desse movimetno é que o Brasil retome o controle dessa importante riqueza, que é finita”, sustenta João Antonio de Moraes, coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP), em entrevista a Gilson Moreira, do Jornal Brasil Atual. Ele considera que esse controle foi perdido durante os oito anos do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, quando o monopólio da extração do mineral foi quebrado e uma parte da Petrobras foi privatizada.

“Precisamos garantir que os recursos oriundos do petróleo, inclusive do Pré-Sal, a maior jazida de petróleo descoberta no mundo desde os anos 80, sejam utilizados para fins sociais, não para gerar lucro para as grandes empresas petrolíferas do mundo”

Para saber mais, acesse: www.presal.org.br

Leia também

Últimas notícias