Conciliação e avanço

Metroviários aceitam proposta e cancelam greve em São Paulo

Decisão ocorre após metroviários e empresa debaterem proposta apresentada em reunião promovida pelo TRT. Reajuste será de 12,26%

MetroviáriosSP/Divulgação
MetroviáriosSP/Divulgação
Diretoria apresenta à categoria proposta feita pela empresa durante reunião no TRT

São Paulo – Assembleia dos metroviários de São Paulo realizada na noite desta terça-feira (24) decidiu pelo cancelamento da greve que estava previamente marcada para amanhã. Os trabalhadores aceitaram proposta da empresa apresentada ao sindicato da categoria em reunião de conciliação promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT). “A proposta do Metrô não resolve o problema da injustiça salarial, mas representa um avanço rumo à equiparação”, afirmou nota do Sindicato dos Metroviários.

Pela proposta, o Metrô vai pagar dois steps (mecanismo de isonomia salarial). O primeiro deles, referentes a 2020, será pago em 31 de agosto. O outro, de 2021, em 31 de janeiro de 2023. Cada step representa 5% de reajuste incorporados aos salários, explicam os metroviários. Em relação ao reajuste salarial, o índice aplicado aos salários e aos vales refeição e alimentação será de 12,26%, correspondente à variação do IPC-Fipe.

“É preciso destacar que, no início das negociações, a empresa disse que não haveria proposta para a questão dos steps“, diz ainda o sindicato. A categoria tem data-base em 1º de maio.