Campanha

Metroviários de São Paulo fazem assembleia na quinta: empresa nega reivindicações

Sindicato pediu 20% de reajuste, mas empresa admite apenas reposição pelo IPC. Isso representaria em torno da metade do índice

Sind. Metroviários SP
Sind. Metroviários SP
Metroviários vêm fazendo atividades para pressionar a empresa

São Paulo – Os metroviários de São Paulo têm assembleia marcada para a próxima quinta-feira (28) para discutir os próximos passos da campanha salarial. A categoria tem data-base em 1º de maio. Segundo o sindicato, na primeira rodada de negociação, na última terça (19), o Metrô negou todas as reivindicações.

Em relação ao reajuste salarial, por exemplo, a empresa não aceitou o índice de 20% apresentado pelo sindicato para reposição de perdas. Ofereceu aumento com base na variação acumulada do IPC-Fipe, que até março soma 10,32%.

Outro impasse está no estepes, faixas internas de progressão salarial. Ainda segundo o Sindicato dos Metroviários de São Paulo, a companhia pretende manter o “calote” dos níveis de 2019 a 2021. E afirma que quer muda o critério “para na prática diminuir o número de funcionários que têm esse direito”.

O Metrô informou que não vai retirar recurso no Tribunal Superior do Trabalho (TST) contra dissídio coletivo anterior. E não deu resposta sobre o item relativo a contratações por meio de concurso público.